Citroën Basalt zera no Latin NCAP; SUV de estilo cupê decepciona em teste de segurança

basalt ncap
basalt ncap

UPDATE: A Stellantis entrou em contato com o posicionamento da empresa sobre o resultado do teste do Basalt no Latin NCAP, segue abaixo: 

Andar com a regra debaixo do braço tem lá suas vantagens, mas também desvantagens e uma delas, no caso do Citroën Basalt, é ver o Latin NCAP simplesmente zerar o crossover de estilo cupê em sua avaliação de segurança.

O Basalt, que oferece quatro airbags e controle de estabilidade de série, obteve 39,37% em proteção de ocupante, 58,35% em ocupante infantil, 53,38% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das vias e 34,88% em assistência à segurança.

O SUV da Citroën não oferece airbags laterais para a cabeça e nem tecnologias ADAS, nem mesmo como opcionais, e isso foi observado pelo Latin NCAP.

Veja também

Segundo o instituto, o SUV foi testado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres e ESC.

Em teste de impacto lateral de poste, o mesmo não foi realizado, sendo o carro classificado com zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas fileiras dianteira e traseira.

O Latin NCAP disse que o Basalt apresentou estrutura instável no teste de colisão frontal, apresentando “um reforço estrutural assimétrico colocado no limiar inferior próximo ao pilar A do lado do motorista somente e ausente do lado do passageiro.”

O pré-tensor do cinto de segurança do passageiro dianteiro não funcionou como esperado e resultou em proteção fraca para o peito.

Já a proteção do ocupante infantil não conseguiu evitar o contato com a cabeça do dummy de três anos no teste de impacto lateral, resultando em zero pontos para a cabeça nessa configuração de teste.

O Basalt não oferece um interruptor para desativar o airbag do passageiro. No caso do aviso de uso do cinto de segurança, disponível somente para o motorista, não obteve pontos porque não atende aos requisitos do Latin NCAP.

Ele não conseguiu somar pontos suficientes para obter mais do que zero estrelas em proteção de adulto e sistemas de segurança, sendo ambas responsáveis pela má classificação.

O NCAP alerta que o Citroën Basalt é outro exemplo de que, apesar de o modelo oferecer airbags laterais, a proteção completa que oferece aos ocupantes adultos é de zero estrelas. Lembrando que na Índia ele tem seis airbags.

Abaixo, o posicionamento da Stellantis :

“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia.
Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade.”

Citroën Basalt – 4 airbags

Citroen Basalt + 4 Airbags

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.