
UPDATE: A Stellantis entrou em contato com o posicionamento da empresa sobre o resultado do teste do Basalt no Latin NCAP, segue abaixo:
Andar com a regra debaixo do braço tem lá suas vantagens, mas também desvantagens e uma delas, no caso do Citroën Basalt, é ver o Latin NCAP simplesmente zerar o crossover de estilo cupê em sua avaliação de segurança.
O Basalt, que oferece quatro airbags e controle de estabilidade de série, obteve 39,37% em proteção de ocupante, 58,35% em ocupante infantil, 53,38% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das vias e 34,88% em assistência à segurança.
O SUV da Citroën não oferece airbags laterais para a cabeça e nem tecnologias ADAS, nem mesmo como opcionais, e isso foi observado pelo Latin NCAP.
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Segundo o instituto, o SUV foi testado em impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash), proteção a pedestres e ESC.
Em teste de impacto lateral de poste, o mesmo não foi realizado, sendo o carro classificado com zero pontos devido à falta de proteção lateral para a cabeça nas fileiras dianteira e traseira.
O Latin NCAP disse que o Basalt apresentou estrutura instável no teste de colisão frontal, apresentando “um reforço estrutural assimétrico colocado no limiar inferior próximo ao pilar A do lado do motorista somente e ausente do lado do passageiro.”
O pré-tensor do cinto de segurança do passageiro dianteiro não funcionou como esperado e resultou em proteção fraca para o peito.
Já a proteção do ocupante infantil não conseguiu evitar o contato com a cabeça do dummy de três anos no teste de impacto lateral, resultando em zero pontos para a cabeça nessa configuração de teste.
O Basalt não oferece um interruptor para desativar o airbag do passageiro. No caso do aviso de uso do cinto de segurança, disponível somente para o motorista, não obteve pontos porque não atende aos requisitos do Latin NCAP.
Ele não conseguiu somar pontos suficientes para obter mais do que zero estrelas em proteção de adulto e sistemas de segurança, sendo ambas responsáveis pela má classificação.
O NCAP alerta que o Citroën Basalt é outro exemplo de que, apesar de o modelo oferecer airbags laterais, a proteção completa que oferece aos ocupantes adultos é de zero estrelas. Lembrando que na Índia ele tem seis airbags.
Abaixo, o posicionamento da Stellantis:
“A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia.
Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade.”
Citroën Basalt – 4 airbags
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