Citroën C3 Sport Edition: Na Índia é igual no Brasil, visual esportivo sem desempenho esportivo

citroen c3 sport india (2)
citroen c3 sport india (2)

A Citroën decidiu dar um toque esportivo ao seu compacto indiano com o lançamento da versão C3 Sport Edition.

Mas, apesar do nome e da maquiagem visual agressiva, quem espera um desempenho de tirar o fôlego pode se decepcionar.

O modelo, à venda no mercado indiano, investe mais na aparência do que na performance — e é exatamente isso que ele entrega.

Por fora, o C3 Sport Edition recebeu faixas decorativas no capô, teto, portas e tampa do porta-malas, além de emblemas exclusivos nas portas dianteiras e novas opções de cores, como o chamativo Garnet Red.

citroen c3 sport india (4)
citroen c3 sport india (4)

As rodas de liga leve de 15 polegadas foram mantidas, reforçando que as mudanças são apenas cosméticas.

Dentro da cabine, há bancos com revestimento que imita couro e o nome “Sport” estampado, pedaleiras de alumínio, apoios de cinto personalizados e tapetes específicos da versão.

O pacote tecnológico inclui central multimídia de 10,2 polegadas, quatro alto-falantes, iluminação ambiente e até seis airbags nas versões mais completas.

citroen c3 sport india (1)
citroen c3 sport india (1)

Para quem quiser incrementar ainda mais, a marca oferece o Teck Kit, que adiciona carregamento sem fio e uma câmera de bordo, por um custo adicional modesto.

No entanto, toda essa roupagem esportiva esconde os mesmos motores que equipam o C3 convencional. A versão básica continua com o modesto 1.2 litro aspirado de 82 cavalos, enquanto a opção turbinada oferece 110 cv e torque de até 20 kgfm, dependendo da transmissão.

A Citroën divulga com entusiasmo o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h em 10 segundos, mas esse desempenho está longe de justificar a alcunha “Sport” — ainda mais quando comparado a hatches esportivos de verdade.

citroen c3 sport india (5)
citroen c3 sport india (5)

A suspensão e o conjunto mecânico permanecem inalterados, o que significa que o C3 Sport Edition continua com o mesmo comportamento urbano de antes.

Com 180 mm de vão livre do solo, ele até encara vias malconservadas com alguma desenvoltura, mas não espere diversão nas curvas ou respostas agressivas ao acelerador.

O principal atrativo da versão está no preço: o pacote Sport adiciona o equivalente a cerca de R$ 1.300 ao valor do C3 tradicional, ficando entre R$ 41 mil e R$ 60 mil, dependendo da configuração.

Para quem quer apenas um visual esportivo sem se importar com desempenho, pode até ser um bom negócio. Mas quem busca emoção ao volante vai ter que procurar em outro lugar.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias C3
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.