Citroën C5 Aircross falsificado começa produção na Rússia

c5 aircross 2023 4
c5 aircross 2023 4

Imagine você comprar um iPhone que não é feito pela Apple ou uma moto CG 160 Titan, que não é feita pela Honda. Nos dois casos, nenhum dos fabricantes têm direitos ou gestão sobre os produtos, todavia, ambos são originais.

Pois é, esse caso de um produto original não ser feito ou gerido pela própria marca é um tanto estranho e não estamos falando sob licença ou algo assim. Não existe pagamento de royalties e nenhuma responsabilidade da marca do produto.

Como isso é possível? Bem, na Rússia isso é possível. A empresa russa Automotive Technologies assumiu a fábrica abandonada da Stellantis em Kaluga, como parte do embargo internacional contra o país, que retirou os fabricantes de países aliados dos EUA.

c5 aircross 2023 2.jpeg
c5 aircross 2023 2.jpeg

A Stellantis largou tudo para trás e, assim como muitos russos, se retirou do país, deixando seus bens, como uma fábrica moderna. No caso da Automotive Technologies, que assumiu a instalação com as bênçãos de Moscou, poderia ter feito qualquer coisa lá.

Ela poderia ter fabricado carros de alguma marca chinesa, como a Moskvich renascida fez com a fábrica da Renault, a Avtoframos, trazendo carros da JAC Motors, por exemplo. Todavia, a Automotive Technologies quer manter as coisas como antes.

citroen c5 aircross 7 1
citroen c5 aircross 7 1

Nesse caso, reiniciando a produção do Citroën C5 Aircross sem autorização ou pagamento de royalties à Stellantis. Longe de ser um clone chinês, o SUV que reiniciou a linha em 27 de março tem peças e componentes importados da China.

São componentes comprados da indústria chinesa, possivelmente copiados de fornecedores da Stellantis, de modo a montar o SUV que, segundo os russos, poderá ser encomendado em abril e entregue em maio na rede Citroën…

c5 aircross 2023 3
c5 aircross 2023 3

É importante lembrar que a Stellantis, assim como outras, não mais qualquer negócio na Rússia, nem mesmo o controle da rede de concessionários. O grupo sediado na Holanda “perdeu o controle das suas entidades na Rússia”.

O fato é que os russos agora terão um Citroën C5 Aircross “falsificado”, ainda que seja relativamente feito com peças originais. Falsificado, clonado, seja lá o que for, o fato é que a Rússia está criando uma indústria automotiva paralela com ajuda da China.

[Fonte: Autoblog]

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X