
A Renaultsport, lendária divisão esportiva da montadora francesa que marcou época com hot hatches como o Clio 182 Trophy e o Mégane RS Trophy-R, pode estar prestes a ressurgir.
Após anos de silêncio e mudanças estratégicas que transferiram o foco esportivo para a Alpine e o cupê A110, a Renault agora avalia trazer de volta sua icônica submarca de desempenho.
A informação vem do diretor global de vendas da Renault, Bruno Vanel, que afirmou em entrevista à Auto Express que a empresa está considerando diversas possibilidades — incluindo modelos híbridos e até mesmo elétricos.
“Temos o know-how interno para fazer esse tipo de carro”, afirmou Vanel, destacando que a montadora já conta com soluções híbridas de alto desempenho com baixa emissão de CO₂, algo cada vez mais exigido por legislações ambientais.
Veja também

A fala pode parecer vaga, mas coincide com a chegada da nova geração do Renault Clio, modelo que historicamente recebeu as versões RS mais potentes e desejadas da marca.
A atual geração do Clio traz como topo de linha um motor híbrido de 1.8 litro e 160 cv — número tímido diante dos 217 cv do último Clio RS Trophy, mas que indica potencial de evolução.
Esse motor, no entanto, não é mais desenvolvido internamente pela Renault, e sim por uma empresa derivada chamada Horse. Sozinho, ele entrega 107 cv, o que abre espaço para configurações mais potentes com auxílio elétrico.
Além do híbrido, Vanel também deixou em aberto a possibilidade de um Clio RS totalmente elétrico.

Nesse cenário, a inspiração poderia vir do Renault 5 Turbo 3E — um protótipo insano com 536 cv, tração traseira e visual que remete ao clássico 5 Turbo dos anos 80.
Embora esse modelo custe quase US$ 200 mil e esteja longe da proposta de um Clio, a tecnologia e o conhecimento técnico já estão disponíveis dentro do grupo Renault.
Com metade da potência do 5 Turbo 3E, um Clio Trophy elétrico com cerca de 268 cv e tração dianteira poderia facilmente rivalizar com os melhores hot hatches da atualidade — ainda que sua alma fosse alimentada por baterias e não por gasolina.
Apesar da dificuldade de manter esse tipo de carro em mercados cada vez mais eletrificados, a paixão dos franceses pelos hatches esportivos continua forte. E a Renault parece disposta a escutar seus fãs.

O retorno da Renaultsport, ainda que não confirmado, está mais perto do que nunca.
Se acontecer, poderá marcar uma nova era para os hatches esportivos compactos, unindo desempenho eletrificado, herança de corrida e aquele tempero francês que sempre fez da linha RS algo especial.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










