Clássico Rolls-Royce Silver Spur de 1985 agora custa menos que um Kia Soul e oferece luxo artesanal incomparável

rolls royce silver spur (1)
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O mercado de carros usados costuma guardar surpresas, mas poucas são tão chocantes quanto esta: um Rolls-Royce por menos que um Kia Soul zero-quilômetro.

Parece exagero, mas não é. O Silver Spur de 1985, símbolo de sofisticação nos anos 80, hoje pode ser comprado por valores a partir de US$ 14 mil — cerca de R$ 75 mil na conversão direta.

Em seu auge, o Silver Spur era o ápice da engenharia e do requinte automotivo britânico. Custava mais de US$ 80 mil na época, o equivalente hoje a mais de US$ 225 mil ajustados pela inflação.

No entanto, o tempo foi implacável com sua valorização. Segundo dados do site Classic .com, o valor médio de venda nos últimos cinco anos foi de US$ 14.383, com algumas unidades negociadas por apenas US$ 5.500.

rolls royce silver spur (2)
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Isso o coloca na mesma faixa de preço de hatches compactos, mesmo sendo um carro equipado com um V8 de 6,75 litros, câmbio automático de três marchas e acabamento interno feito com materiais como couro Connolly, madeira de nogueira e espesso carpete de lã.

Trata-se de um verdadeiro palácio sobre rodas, hoje acessível a quem souber onde procurar — e estiver disposto a arcar com a manutenção nada barata.

Em 1985, o Silver Spur era vendido em três versões de carroceria: a básica Silver Spirit, o modelo de entre-eixos alongado Silver Spur e uma limousine com separação entre os ocupantes e o motorista.

Todas ofereciam conforto absoluto, com bancos traseiros reclináveis, bandejas dobráveis de madeira e suspensão pneumática autônoma para manter o carro nivelado mesmo com diferentes cargas.

rolls royce silver spur (3)
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Debaixo do capô, o lendário motor L-Series V8 priorizava a suavidade em detrimento da potência bruta. Estima-se que gerasse entre 200 e 220 cv, com torque de quase 50 kgfm.

O propulsor, construído com bloco de ferro fundido e cabeçotes de alumínio, era alimentado por injeção eletrônica Bosch, o que melhorava as partidas a frio e a emissão de poluentes.

O conjunto mecânico era acoplado a um câmbio automático de origem General Motors — o confiável Turbo-Hydramatic 400 — conhecido pela suavidade nas trocas e robustez mecânica.

rolls royce silver spur (4)
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Mais que velocidade, o Silver Spur oferecia silêncio absoluto e um rodar que isolava os ocupantes do mundo exterior.

Para os apaixonados por carros clássicos que buscam algo realmente único e imponente, o Silver Spur pode ser um excelente negócio — desde que o comprador esteja preparado para lidar com sistemas elétricos complexos, peças difíceis de encontrar e custos elevados de manutenção.

Não é um carro para o dia a dia, mas sim um pedaço da história automotiva que hoje pode ser comprado por menos do que muito carro popular.

rolls royce silver spur (5)
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O Silver Spur representa uma era em que luxo significava artesanato, atenção aos detalhes e exclusividade verdadeira.

Com paciência e um bom mecânico, ele pode oferecer uma experiência de direção como poucas — e com um preço que parece mentira.



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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.