Cliente da Mazda quer US$ 5 milhões de indenização porque “aviso no painel é muito confuso”

mazda cx 50

Joshua, dos Estados Unidos, comprou um Mazda CX-50 para sua filha. Mas, essa compra não foi muito legal, pois agora ele está processando a marca japonesa e pedindo 5 milhões de dólares.

Ele alega que o carro em questão tem um grave defeito de segurança. Mas qual seria esse suposto problema?

Segundo o processo, a instrução “Pressione o Freio para Ligar o Veículo” é vaga demais. O proprietário acredita que a falta de clareza dessa orientação contribuiu para o acidente e busca que outros proprietários se juntem a uma ação coletiva contra a montadora.

O acidente aconteceu cerca de duas semanas após a compra do veículo. Mesmo depois de receber conselhos do pai sobre como operar o carro, a filha aparentemente interpretou mal as instruções ou as ignorou por completo.

O processo insinua que a culpa do ocorrido está sendo atribuída a qualquer fator, exceto à falta de capacidade da motorista.

De acordo com o processo: “Ela pressionou o botão de partida. A tela informou ‘Pressione o Freio para Ligar o Veículo’. Em seguida, ela pressionou o freio e mudou a marcha de P (Estacionar) para D (Dirigir). O veículo imediatamente começou a rolar para trás. Ela tentou controlar o carro, inclusive acionando os freios, mas tanto os freios quanto a direção assistida estavam inoperantes.”

O que ela fez então? Saiu do veículo e deixou-o colidir com uma árvore. O processo menciona especificamente a falha dos “freios assistidos” e da “direção assistida”, sugerindo que os sistemas de assistência não estavam funcionando, mas os sistemas manuais possivelmente ainda estavam operacionais.

A questão levantada é se a motorista foi incapaz de acionar os freios e a direção sem a assistência elétrica, ou se simplesmente não percebeu que o motor do carro não havia ligado.

O concessionário e a Mazda América do Norte afirmam que o veículo funcionou como esperado, e não há relatos de que Mazdas estejam rolando descontroladamente pelas ruas dos EUA.

O reclamante solicita que a Mazda melhore a comunicação no veículo, diferenciando claramente os modos da chave, entre acessório, ignição e quando o motor está ligado.

O processo abrange todos os modelos Mazda com sistema de partida por botão fabricados após 2017. Curiosamente, quem dirigiu o CX-50 não relatou problemas similares ao que o autor alega.

O processo também menciona que o gerente de serviços da concessionária supostamente afirmou que, no modo de acessório – o modo em que a filha teria deixado o carro – seria “impossível” parar o veículo.

A verdadeira questão é: será que a responsabilidade é realmente da Mazda ou estamos diante de um caso em que o pai tenta justificar a falha de controle de sua filha ao volante?

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.