
A Tesla acaba de sofrer um dos maiores abalos de imagem da sua história recente.
Segundo o tradicional ranking Best Global Brands 2025, elaborado anualmente pela consultoria Interbrand, o valor da marca Tesla caiu 35% em apenas 12 meses, uma desvalorização de US$ 29,5 bilhões (cerca de R$ 146 bilhões).
Com isso, a empresa despencou da 12ª para a 25ª posição no ranking global.
A pesquisa leva em conta fatores como faturamento, presença global, lucratividade, relevância pública e a chamada “força de marca”.
Veja também
E os números refletem a má fase da Tesla em vários mercados, incluindo Estados Unidos, Europa, China e Austrália, onde a marca vem sofrendo com queda nas vendas, lacunas na produção e o impacto negativo das polêmicas de Elon Musk, tanto em questões políticas quanto de gestão.

Apesar do tombo, a Tesla ainda é a quarta marca automotiva mais valiosa do mundo, atrás apenas de Toyota (6º lugar), Mercedes-Benz (10º) e BMW (14º).
A Toyota, aliás, segue soberana entre as montadoras, avaliada em US$ 74,2 bilhões, com um leve crescimento de 2% em relação ao ano anterior.
Quem roubou a cena em 2025 foi a BYD, que entrou pela primeira vez para o seleto grupo das 100 marcas mais valiosas do mundo, ocupando a 90ª posição, logo atrás da Kia.
Para a Interbrand, a marca chinesa é hoje “o maior agente de disrupção na indústria automotiva desde o surgimento da própria Tesla”.
Em franca expansão fora da Ásia, especialmente na Europa e na Austrália, a BYD também se tornou, em junho de 2025, a primeira marca chinesa a entrar no top 5 de vendas no mercado australiano.
No entanto, rivais como a GWM Haval afirmam que esse crescimento “não é sustentável sem investimentos consistentes em construção de marca”, segundo a imprensa local.
Outro nome chinês em ascensão é a Xiaomi, que estreou no setor automotivo em 2024 e já aparece na 81ª posição, à frente da própria BYD.
A fabricante de chips Nvidia, que também atua na cadeia de suprimentos do setor automotivo, teve o maior salto da história do ranking, com alta de 116% no valor de marca, alcançando a 15ª posição.
No topo da lista, a Apple continua como a marca mais valiosa do planeta, avaliada em impressionantes US$ 470,9 bilhões, seguida por Microsoft, Amazon, Google e Samsung.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










