Com fila de espera de meses, Xiaomi aponta futuro como uma Tesla chinesa?

xiaomi su7 oficial 3
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A Xiaomi é um player de peso no mercado de smartphones e eletrônicos, mas agora quer ser também no mercado automotivo e já começa com pé direito, com o sedã SU7 com mais de 90 mil pedidos em 24 horas.

Ainda que as vendas sejam limitadas à China , a grande procura pelo sedã elétrico da Xiaomi mostra que o fabricante tem um bom nome no mercado e isso gera a confiança necessária para que os compradores de carro apostem em seu produto.

xiaomi su7 oficial 8
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Com preços a partir de 215.900 yuans, o Xiaomi SU7 custaria aqui R$ 150,9 mil, mas numa simples conversão de moeda. Todavia, se estivesse no mercado americano, custaria US$ 29.870 e isso o colocaria abaixo do Tesla Model 3.

Na China, a Xiaomi já avisou os interessados que eles terão de esperar de quatro a sete meses para ter seu SU7 na garagem, em especial a versão mais cara, que custa 299.900 yuans ou R$ 209,7 mil.

xiaomi su7 oficial 9
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Tendo um design claramente inspirado nos modelos Taycan e Panamera da Porsche, assim como com conjunto ótico “by McLaren”, a marca chinesa casou bem as linhas e elementos estéticos, que atraem muito os chineses.

Todavia, a Xiaomi chega com certo atraso ao mercado automotivo chinês e isso tem um preço: uma guerra. A marca entra com o SU7 numa batalha de preços na China que faz com que suas margens sejam menos robustas que se tivesse chegado há dois ou três anos.

xiaomi su7 oficial 10
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A Tesla joga a partida na China e, mesmo sendo puramente americana e com todas as questões relacionadas a tecnologia remota da marca, continua a vender bem por lá, contrariando a tendência das estrangeiras perderem espaço para as locais.

Seguindo o caminho da Tesla, a Xiaomi se torna atraente até para os primeiros, que terão a versão“Founder’s Edition” e não será estranho se mais ações forem parecidas com a da americana.

xiaomi su7 oficial 11
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No entanto, a Xiaomi está em seus primeiros quilômetros e mais produtos serão necessários para ver se ela se destacará em relação a conterrâneas como NIO, Aito e Xpeng, por exemplo, ou se de fato dará cabo do Tesla Model 3.

Mesmo a BYD não tem um produto único que destaque a marca mundialmente, com Seal e King com variantes de porte e design distintos. Para a Xiaomi, centralizar tudo em um portfólio pequeno e de grande volume, será o caminho para peitar de fato a empresa de Elon Musk.

Xiaomi SU7 – Galeria de fotos

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    Autor: Ricardo de Oliveira

    Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X