ford mustang mach e 2024 caoa santos (1)
O imposto de importação para carros elétricos e híbridos retorna em janeiro de 2024, atingindo quase todos os produtos desses segmentos no mercado nacional, visto que alguns são nacionais e outros importados do México.
Aqui, apenas os Toyota Corolla e Corolla Cross são produzidos, sendo eles híbridos de fato. No caso dos Tiggo 5x e Tiggo 7, a Caoa Chery usa o sistema MHEV de 48V que ainda não se sabe se será tributado para importados.
Tirando estes, o restante é importado, mas alguns híbridos e elétricos vêm do México e estes estarão livres do imposto de importação por conta do acordo comercial vigente com o país da América do Norte.
audi q5 45 tfsi quattro 2022
Atualmente, mesmo os carros a combustão vindos de lá não recolhem alíquotas desse imposto e modelos elétricos, como o Ford Mustang GT Performance, estarão tranquilos a partir de 2024.
Híbrido plug-in, o Audi Q5 2.0 TFSI é outro eletrificado mexicano que não paga imposto de importação e assim continuará, enquanto um híbrido comum mais conhecido é a picape Ford Maverick Hybrid.
MHEV? O Mercedes-Benz GLB 200 é vendido com motor 1.3 Turbo e essa tecnologia, sendo outro mexicano que vem ao mercado brasileiro sem pagar o imposto.
ford maverick 2024 caoa santos (1)
Estes são apenas alguns que não recolhem, mas isso deve se intensificar em breve, pois, por exemplo, a GM pretende trazer de lá os elétricos Chevrolet Equinox e Blazer, assim como futuramente a picape Silverado E.
Existe ainda a possibilidade da VW importar de lá um carro compacto elétrico, enquanto alguns players, como Kia, por exemplo, poderão mudar a origem de seus carros vendidos aqui para fugir do imposto.
mercedes glb 1
Várias montadoras que possuem fábricas no México e algumas delas planejam carros elétricos e híbridos que poderão aportar por aqui livre de imposto de importação.
Até mesmo a tão guardada Tesla prepara o terreno para produção de carros elétricos na terra dos Astecas, que promete mais eletrificados adiante.
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!