Com imposto para elétricos, importação do México deve aumentar

ford mustang mach e 2024 caoa santos (1)ford mustang mach e 2024 caoa santos (1)

O imposto de importação para carros elétricos e híbridos retorna em janeiro de 2024, atingindo quase todos os produtos desses segmentos no mercado nacional, visto que alguns são nacionais e outros importados do México.

Aqui, apenas os Toyota Corolla e Corolla Cross são produzidos, sendo eles híbridos de fato. No caso dos Tiggo 5x e Tiggo 7, a Caoa Chery usa o sistema MHEV de 48V que ainda não se sabe se será tributado para importados.

Tirando estes, o restante é importado, mas alguns híbridos e elétricos vêm do México e estes estarão livres do imposto de importação por conta do acordo comercial vigente com o país da América do Norte.

audi q5 45 tfsi quattro 2022audi q5 45 tfsi quattro 2022

Atualmente, mesmo os carros a combustão vindos de lá não recolhem alíquotas desse imposto e modelos elétricos, como o Ford Mustang GT Performance, estarão tranquilos a partir de 2024.

Híbrido plug-in, o Audi Q5 2.0 TFSI é outro eletrificado mexicano que não paga imposto de importação e assim continuará, enquanto um híbrido comum mais conhecido é a picape Ford Maverick Hybrid.

MHEV? O Mercedes-Benz GLB 200 é vendido com motor 1.3 Turbo e essa tecnologia, sendo outro mexicano que vem ao mercado brasileiro sem pagar o imposto.

ford maverick 2024 caoa santos (1)ford maverick 2024 caoa santos (1)

Estes são apenas alguns que não recolhem, mas isso deve se intensificar em breve, pois, por exemplo, a GM pretende trazer de lá os elétricos Chevrolet Equinox e Blazer, assim como futuramente a picape Silverado  E.

Existe ainda a possibilidade da VW importar de lá um carro compacto elétrico, enquanto alguns players, como Kia, por exemplo, poderão mudar a origem de seus carros vendidos aqui para fugir do imposto.

mercedes glb 1mercedes glb 1

Várias montadoras que possuem fábricas no México e algumas delas planejam carros elétricos e híbridos que poderão aportar por aqui livre de imposto de importação.

Até mesmo a tão guardada Tesla prepara o terreno para produção de carros elétricos na terra dos Astecas, que promete mais eletrificados adiante.

google news2COMPARTILHE
Twitter FacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

Na enquete anterior, 29% das respostas (254 pessoas) indicaram que acessam o NA algumas vezes por semana. 24% acessam todos os dias.

Agora, queremos saber: O que você acha do tempo de carregamento das páginas do nosso site? Usamos um sistema de CDN (rede de distribuição de conteúdo) da Amazon, que traz os dados do site a partir da capital mais próxima da sua casa.

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X