
A BMW está apostando tudo em um novo capítulo de sua história. A plataforma Neue Klasse, recém-lançada com o novo iX3 2026, representa o maior investimento já feito pela marca em seus mais de 100 anos de existência.
De acordo com o CEO Oliver Zipse, mais de €10 bilhões foram aplicados nos últimos cinco anos — e esse valor já foi totalmente comprometido, antes mesmo da primeira unidade sair da linha de produção.
Mas o Neue Klasse vai muito além de um novo SUV elétrico.
Essa arquitetura é o alicerce de uma transformação profunda na BMW, englobando desde a engenharia de uma nova geração de motores e baterias elétricas, até a criação de uma fábrica completamente nova na Hungria, que entrará em operação em novembro deste ano com a produção em série do iX3.
Veja também

O investimento gigantesco também contemplou o desenvolvimento do novo sistema iDrive X com Panoramic Vision, uma revolução na interface homem-máquina da marca, que será incorporada em todos os modelos — elétricos, híbridos ou a combustão — nos próximos anos.
Até o fim de 2027, a BMW promete mais de 40 modelos novos ou atualizados, todos beneficiados pelas inovações da Neue Klasse.
Para Zipse, que lidera a empresa desde 2019, esse é um momento-chave: “Mesmo com todo esse investimento, seguimos sendo lucrativos”, afirmou em entrevista à Bloomberg.
Segundo ele, o iX3 é hoje “o melhor produto da indústria” — uma declaração ousada, mas que mostra o quanto a marca está confiante nos resultados da nova plataforma.

A ofensiva inclui atenção especial ao mercado chinês, onde a BMW ainda é forte, apesar da recente queda nas vendas.
O iX3 terá uma versão de entre-eixos longo exclusiva para a China, e o futuro i3 sedan — já confirmado para 2026 — também será lançado com foco nesse público.
A marca, inclusive, está desenvolvendo produtos no estúdio de design em Xangai e firmando parcerias com gigantes chinesas de tecnologia para oferecer softwares embarcados personalizados.
Na Europa, o iX3 fará sua estreia pública durante o Salão de Munique (IAA Mobility) e começa a ser vendido na primavera de 2026.

Nos Estados Unidos, ele chega no verão, inicialmente na versão iX3 50 xDrive, com uma variante mais acessível, iX3 40 sDrive, prevista para logo em seguida.
O projeto Neue Klasse é tão ambicioso que seu sucesso ou fracasso pode definir o futuro da BMW na próxima década.
Não é apenas uma evolução tecnológica — é uma reinvenção completa do modelo de negócios, do design industrial e da forma como a marca enxerga o automóvel.
Se der certo, a BMW terá feito uma transição brilhante para a era da eletrificação. Se der errado, terá apostado alto demais.
Mas uma coisa é certa: a empresa está disposta a liderar a próxima fase da indústria automotiva — e não apenas seguir a tendência.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias