Com medo de tarifa de 25%, Hyundai transfere parte da produção do México para os EUA; produção coreana também será afetada

hyundai tucson 2025 1
hyundai tucson 2025 1

A tarifa de 25% imposta pelo atual governo americano tem colocado muita pressão sobre os fabricantes de veículos e a Hyundai é um deles, com uma força-tarefa tarifária criada para resolver a questão.

Ainda que ela pareça sem solução viável, tal iniciativa da Hyundai afetará algumas de suas plantas, principalmente no México , segundo o site ET Auto .

Logo após reportar um aumento de 2% no lucro operacional do primeiro trimestre e reafirmar sua meta de obter lucro em 2025, a Hyundai agora tem que encontrar uma solução para o imbróglio comercial gerado pela Casa Branca.

A resposta inicial para a questão tarifária foi a transferência de parte da produção de carros do México para os EUA, com o Tucson sendo o principal produto que mudou de origem.

A Hyundai considera ainda transferir outros modelos ou parte da produção dos mesmos para o território americano como forma de amenizar e não eliminar a taxa maior.

O motivo é que peças e componentes do Tucson e de outros modelos da Hyundai são feitos em lados opostos da fronteira e o cruzamento destes itens gera também aumento do custo de importação.

Em nota, a Hyundai comentou: “Esperamos que as perspectivas comerciais continuem desafiadoras devido à intensificação dos conflitos comerciais e a outros fatores macroeconômicos imprevisíveis”.

Nos EUA, o atual governo impôs tarifas de 25% sobre automóveis desde 2 de abril e planeja impor tarifas de 25% sobre autopeças em 3 de maio.

Mesmo já tendo anunciado um mega investimento de US$ 21 bilhões nos EUA, com direito à presença do atual presidente, todavia, o clima não é dos melhores para se apostar em mais investimentos por lá sem saber como seria o dia de amanhã.

Cim um terço das vendas globais só nos EUA, a Hyundai não tem muita escolha e considera ainda transferir parte da produção da Coreia do Sul, destinada aos EUA, para outras localidades.


google news2
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X