
O mundo automotivo está se eletrificando numa escala jamais vista, com marcas e modelos que jamais seriam associados com energia em épocas passadas, mas agora estão plenamente plugados na tomada como única opção para se locomoverem.
A Jeep é uma dessas marcas, mas há 50 anos, ela foi uma das pioneiras em colocar veículos elétricos nas ruas, mesmo na época em que o V8 e a gasolina pura ainda eram o que moviam a América do Norte.
Um Jeep 100% elétrico há 50 anos? Pode parecer surpreendente, mas a marca americana deixou sua marca na história automotiva não somente criando veículos robustos e versáteis capazes de enfrentar qualquer terreno.

Esse espírito aventureiro e inovador levou à pesquisa de novas vias de eletrificação, no contexto da crise do petróleo, sempre com o objetivo de encontrar soluções práticas e versáteis.
Veja também
O resultado foi o revolucionário Jeep DJ5-E Electruck, o primeiro Jeep elétrico da história.
Resultado de um trabalho iniciado em 1974, o DJ5-E Electruck tornou-se, no final do ano seguinte, uma das primeiras vans de entrega totalmente elétricas comercializadas nos Estados Unidos e no mundo.
Baseado no Jeep Dispatcher, o “Jeep do Correio”, este veículo com tração traseira possuía duas baterias de chumbo-ácido de 27V, além de um motor elétrico fornecendo mais de 30 cavalos.

Conseguia atingir uma velocidade de 53 km/h e oferecia uma autonomia de 47 km com uma carga de 20%. Essas características fizeram do Jeep DJ5-E Electruck uma alternativa ideal para rotas urbanas.
O Serviço Postal dos Estados Unidos reconheceu isso, adquirindo nada menos que 352 unidades desse modelo para cidades com altos níveis de poluição.

O serviço postal canadense também seguiu o exemplo, comprando cinco veículos que demonstraram uma notável capacidade de adaptação aos invernos rigorosos do país.
Atualmente, a longa relação da Jeep com os veículos elétricos resultou, por enquanto, em dois modelos em sua linha atual: o Jeep Avenger e o Novo Compass.

Hoje, a Jeep tem o Avenger elétrico com um motor de 400V que desenvolve 156 cavalos, com um torque máximo de 26,5 kgfm, proporcionando uma autonomia de 400 km segundo o protocolo WLTP ou 550 km em condução exclusivamente urbana.
Já o Novo Compass oferece três versões totalmente elétricas, com potências que variam de 213 cavalos na versão com tração dianteira a impressionantes 375 cavalos na versão com tração integral.
Nos states, o Wagoneer S representa essa classe de modelos 100% elétricos da Jeep e em breve haverá ainda o Recon, como um Renegade crescido e elétrico.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










