Com Optiq e Lyriq, Cadillac está conseguindo usar seus EVs para roubar os clientes que estão abandonando a Tesla

cadillac lyriq (1)
cadillac lyriq (1)

A Cadillac vive um de seus melhores momentos nas últimas décadas, e o motivo está longe de ser um carro a combustão.

A aposta nos SUVs elétricos está rendendo frutos: segundo a própria marca, quase 80% dos compradores dos novos modelos EV são pessoas que nunca haviam tido um Cadillac antes.

E o detalhe mais interessante é que uma fatia significativa desses clientes está migrando diretamente da Tesla.

Depois de apresentar o Optiq, o Vistiq e o Escalade IQ, a Cadillac agora conta com uma linha completa de SUVs elétricos de luxo.

cadillac lyriq (3)
cadillac lyriq (3)

O movimento já resultou em um crescimento de 21% nas vendas no primeiro trimestre deste ano, o melhor desempenho desde 2008.

De acordo com Brad Granz, diretor global de marketing da Cadillac , a marca está ganhando terreno no segmento premium de elétricos com uma estratégia bem clara: atrair consumidores de outras marcas — especialmente os da Tesla.

“Vemos uma oportunidade real de aumentar a taxa de conversão de clientes da Tesla”, afirmou o executivo durante um evento que apresentou o Vistiq, SUV de três fileiras da marca.

O Cadillac Lyriq, SUV médio da linha, já mostra essa mudança: 25% de seus compradores atuais são ex-donos de veículos da Tesla. Esse número dobrou em relação aos 10% a 15% registrados anteriormente.

cadillac lyriq (4)
cadillac lyriq (4)

A Cadillac espera consolidar essa tendência com a chegada dos novos modelos, como o Optiq, que parte de US$ 54.390 e oferece até 302 milhas (cerca de 486 km) de autonomia.

O Vistiq, mais espaçoso e com três fileiras de bancos, começa em US$ 78.790 e é descrito como um “mini Escalade” elétrico. Já o Escalade IQ, topo de linha, custa a partir de US$ 130 mil.

Para completar a ofensiva de luxo, a marca ainda lançará em breve o Celestiq, sedã elétrico de altíssimo luxo com preço na casa dos US$ 340 mil.

cadillac optiq (2)
cadillac optiq (2)

Otimista com os resultados, Granz afirmou que a Cadillac está pronta para se tornar a principal marca premium de elétricos, excluindo a Tesla de sua meta direta:

“Estamos prontos para o sucesso. Vamos transformar esse portfólio e ser a marca número um do setor de luxo elétrico.”

A Tesla, por sua vez, vem enfrentando quedas de vendas na Europa e nos Estados Unidos, além de críticas relacionadas às atitudes e posicionamentos políticos de Elon Musk.

Em contrapartida, os números mostram que a Cadillac vem conquistando um espaço importante no mercado — e, o mais curioso, é que os consumidores que consideram um Cadillac elétrico dificilmente cogitam um Tesla ao mesmo tempo, segundo dados do Edmunds.

cadillac optiq (3)
cadillac optiq (3)

Entre os modelos mais comparados com o Cadillac Lyriq estão o Acura ZDX, Ford Mustang Mach-E, BMW iX, Kia EV9 e os novos elétricos da Chevrolet, como Blazer e Equinox.

Com um portfólio completo e bem posicionado, a Cadillac parece ter acertado o caminho para conquistar um público novo e mais conectado às tendências atuais do mercado automotivo.

Se a Tesla não reagir, pode ver parte de sua base migrar de vez para rivais com design arrojado e foco em luxo e tecnologia, como os novos elétricos da Cadillac.

cadillac optiq (4)
cadillac optiq (4)


Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.