
No último dia 31 de janeiro, um sábado, o governo federal deu por encerrado um incentivo fiscal para operações industriais do setor automotivo dos tipos SKD e CKD, respectivamente semidesmontados e desmontados.
Esses tipos de operações de montagem de veículos, que beneficiavam especialmente fabricantes chineses como BYD e GWM, por exemplo, deixam de ser beneficiados por incentivos fiscais, voltando os carros importados nesses sistemas à tributação de 35%.
Isso equivale a trazer veículos prontos diretamente da China ou de qualquer outra origem, deixando assim de ter algum benefício em termos de custos, embora as operações citadas, assim como outras, empreguem trabalhadores locais e um pequeno percentual de conteúdo nacional.
O incentivo fiscal, combatido arduamente pelas montadoras por meio da Anfavea, fez com que o governo federal antecipasse o fim do benefício, que seria extinto oficialmente no dia 30 de junho.
Veja também
A redução tributária era somente para carros elétricos e híbridos montados em CKD ou SKD, os tipos focados pelos chineses em suas operações no Brasil.

Com pedido de redução feito pela BYD junto ao governo, este atendeu e determinou por meio de portaria da Secretaria do Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), em 1 de agosto de 2025, a redução tributária.
Ela teria vigência de seis meses, abrangendo tanto veículos parcialmente montados (SKD) quanto os completamente desmontados (CKD). Agora, espera-se por uma aceleração na evolução do processo produtivo por parte das montadoras chinesas.
Isso obriga, por exemplo, a implantação de uma linha de montagem completa, com áreas que vão da estamparia, passando por soldagem, armação da carroceria, pintura e montagem final, com bom conteúdo local.
Prensas gigantes, linhas de pintura completas e uma seção de montagem de carroceria repleta de robôs devem ser esperadas para várias dessas operações.
Já sabendo do futuro, players chineses que chegaram recentemente estão se associando com montadoras já estabelecidas no país, que possuem o processo produtivo completo, como CAOA e HPE, por exemplo.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










