Com R$ 5,5 bilhões, GM confirma dois novos modelos híbridos flex

chevrolet seeker 2023 2
chevrolet seeker 2023 2

A vinda de dois executivos de Detroit para São Caetano do Sul já eram um prenúncio de investimentos da General Motors no Brasil e isso se concretizou com o anúncio oficial de um aporte de R$ 5,5 bilhões no estado de São Paulo.

Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de mercados globais da General Motors, bem como Shilpan Amin, presidente da GM Internacional, se juntaram à Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, no evento.

O novo investimento da GM confirma o lançamento de dois produtos com motorização híbrida flex no mercado brasileiro, colocando assim a Chevrolet na disputa com marcas como Fiat e Volkswagen, que também apostarão em eletrificados com etanol.

Todas as instalações da GM em São Paulo serão contempladas com o novo investimento, que focará na produção e no desenvolvimento de propulsão híbrida flex.

Com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a General Motors coloca a Chevrolet no rumo do mercado nacional, já que a marca havia decidido partir diretamente para os elétricos, mas a conta não fechava.

chevrolet tracker rs 1
chevrolet tracker rs 1

Os dois novos modelos da Chevrolet serão do tipo MHEV ou micro-híbrido com sistema elétrico de 48 volts, sendo essa a eletrificação mais simples e barata de se implantar, com um motor elétrico servindo como adicional de força e regeneração de energia, no lugar do alternador.

Também permite ligar e desligar o motor com o veículo em desaceleração e parado, bem como acrescenta alguns cavalos e torque quando se exige mais do propulsor.

Ele é alimentado por uma bateria de lítio de 48 volts e tem um gerenciamento eletrônico próprio, com o motor/gerador acionando o propulsor a combustão por meio de correia.

Sobre os novos modelos, um deles poderá ser o Chevrolet Trax/Seeker, que é um SUV de porte médio, que usa a plataforma VSS-F do Onix, podendo este ter motor 1.2 Turbo MHEV com pelo menos 150 cavalos e 25,5 kgfm.

Já o segundo modelo poderia ser o Tracker por sua importância em vendas, mas com motor 1.0 Turbo MHEV. O SUV derivado do Onix também poderia, mas isso tiraria o brilho do Tracker, de maior valor agregado.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias GM
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X