Com seis airbags, o Hyundai HB20 ganha apenas três estrelas

hb20 ncap 2

O Hyundai HB20 passou novamente pelo teste de segurança do Latin NCAP e mesmo com seis airbags, levou somente três estrelas e segundo o instituto independente, ele “melhorou”.

O hatch havia perdido estrelas e zerado no modelo 2020 com dois airbags, então, com seis bolsas infláveis e controle de estabilidade de série, a coisa deu uma mudada no quesito segurança do terceiro carro mais vendido do país.

No teste, o HB20 com seis airbags e ESC conseguiu 68,30% de proteção em ocupante adulto, 74,85% em ocupante infantil, 34,32% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 65,12% em assistência à segurança.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “A decisão da Hyundai de atualizar o equipamento básico de segurança do HB20 para seis airbags de série e ESC é mais do que bem-vinda e demonstra o efeito positivo no mercado dos resultados do Latin NCAP. O novo HB20 tem o potencial de alcançar uma classificação de estrelas mais alta e o Latin NCAP recomenda que a Hyundai busque um resultado de cinco estrelas para o modelo”.

Furas finaliza: “Esperamos que os fabricantes que ainda não seguiram o exemplo da Hyundai, bem como outros fabricantes em direção a veículos mais seguros, tomem esse resultado como exemplo e ofereçam equipamentos básicos de série, como seis airbags, ESC, proteção para pedestres e almejem um desempenho de cinco estrelas no Latin NCAP. O Latin NCAP tem como objetivo democratizar a segurança dos veículos, os consumidores não devem ter que pagar mais pela segurança básica oferecida nos mercados desenvolvidos”.

O HB20 testado foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e “ESC/Moose”, com versões mais completas incluindo frenagem autônoma de emergência, detecção de ponto cego e sistemas de assistência de faixa.

Onde o bicho pegou para o HB20 foi no impacto frontal, que mostrou uma proteção fraca para o peito do motorista e uma proteção adequada para o peito do passageiro dianteiro.

Já os joelhos apresentaram proteção marginal, enquanto a estrutura e a área dos pés foram consideradas instáveis. No impacto lateral, o teste mostrou boa proteção para a cabeça, o abdômen e a pélvis, enquanto a proteção para o peito foi marginal.

Hyundai HB20 – 6 airbags

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X