O Hyundai HB20 passou novamente pelo teste de segurança do Latin NCAP e mesmo com seis airbags, levou somente três estrelas e segundo o instituto independente, ele “melhorou”.
O hatch havia perdido estrelas e zerado no modelo 2020 com dois airbags, então, com seis bolsas infláveis e controle de estabilidade de série, a coisa deu uma mudada no quesito segurança do terceiro carro mais vendido do país.
No teste, o HB20 com seis airbags e ESC conseguiu 68,30% de proteção em ocupante adulto, 74,85% em ocupante infantil, 34,32% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis da estrada e 65,12% em assistência à segurança.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse: “A decisão da Hyundai de atualizar o equipamento básico de segurança do HB20 para seis airbags de série e ESC é mais do que bem-vinda e demonstra o efeito positivo no mercado dos resultados do Latin NCAP. O novo HB20 tem o potencial de alcançar uma classificação de estrelas mais alta e o Latin NCAP recomenda que a Hyundai busque um resultado de cinco estrelas para o modelo”.
Furas finaliza: “Esperamos que os fabricantes que ainda não seguiram o exemplo da Hyundai, bem como outros fabricantes em direção a veículos mais seguros, tomem esse resultado como exemplo e ofereçam equipamentos básicos de série, como seis airbags, ESC, proteção para pedestres e almejem um desempenho de cinco estrelas no Latin NCAP. O Latin NCAP tem como objetivo democratizar a segurança dos veículos, os consumidores não devem ter que pagar mais pela segurança básica oferecida nos mercados desenvolvidos”.
O HB20 testado foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção de pedestres e “ESC/Moose”, com versões mais completas incluindo frenagem autônoma de emergência, detecção de ponto cego e sistemas de assistência de faixa.
Onde o bicho pegou para o HB20 foi no impacto frontal, que mostrou uma proteção fraca para o peito do motorista e uma proteção adequada para o peito do passageiro dianteiro.
Já os joelhos apresentaram proteção marginal, enquanto a estrutura e a área dos pés foram consideradas instáveis. No impacto lateral, o teste mostrou boa proteção para a cabeça, o abdômen e a pélvis, enquanto a proteção para o peito foi marginal.
Hyundai HB20 – 6 airbags
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