
Os planos já foram traçados pela Toyota e continuam sendo amplamente divulgados pela montadora, que quer centrar suas forças industriais no país em um único lugar, pelo menos a parte de produção de automóveis.
Em Sorocaba, a Toyota está erguendo a chamada planta 2 para a produção de um carro que já é feito no Brasil e este é o Corolla, feito como sempre desde 1997 em Indaiatuba, há poucos quilômetros da unidade sorocabana.
A Toyota revelou que a produção nesta fábrica com quase 30 anos, mas ainda muito moderna, será encerrada até o final de 2025, com transferência de material e pessoal para Sorocaba, com condições especiais para colaboradores que se mudarem para a outra unidade.
Não é tão longe assim, num percurso de 50 km feito em 40 minutos, sendo esse o tempo que separa as duas plantas. Deve se lembrar ainda que a Toyota tem uma terceira fábrica na região, em Porto Feliz, perto das duas ricas cidades paulistas, formando um triangulo industrial.
Veja também
Com o fim da produção de carros em Indaiatuba, a Toyota reforçará a planta 1 com o Yaris Cross no lugar do velho Yaris e ao lado do atual Corolla Cross, enquanto a unidade nova faz o Corolla.
Mas, e Indaiatuba? Como se trata de uma planta moderna, mesmo com quase 30 anos, a fábrica da Toyota já está na mira de fabricantes chineses, ávidos por uma planta sofisticada para fazer seus carros aqui.
A Neta era uma candidata, segundo o mercado, mas com a falência na China, não se sabe de seu futuro no país, mas existem muitos fabricantes chineses com potencial de assumir a unidade indaiatubana.
O fechamento de fábrica não é nada novo para a Toyota no Brasil, já que a mesma encerrou suas atividades na histórica planta de São Bernardo do Campo, que era sua sede desde os anos 50.
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias