A BYD comemorou 9 milhões de carros eletrificados, mas no lugar de um Song Pro, Seal, Dolphin Mini ou Shark, por exemplo, a marca chinesa escolheu um Yangwang U9, uma designação bem genérica para o único superesportivo do fabricante de Shenzhen.
O U9 não é um carro comum “turbinado”, mas um projeto nascido para ser um carro de alta performance e como rende um bom marketing, a BYD colocou o bólido em evidência, mostrando como a marca quer estar em todos os cantos do mundo automotivo.
Visualmente desenvolvido por Wolfgang Egger, o Yangwang U9 é um carro enorme, com seus 4,966 m de comprimento, 2,029 m de largura, 1,295 m de altura e 2,900 m de entre eixos.
Pesando 2.475 kg, o Yangwang U9 leva um pacote de bateria Blade com 80 kWh e mais três motores elétricos, que entregam 1.305 cavalos e permitem que o bólido da BYD voe de 0 a 100 km/h em 2,36 segundos, atingindo máxima de 309 km/h.
No quarto de milha, o Yangwang U9 precisa de 9,78 segundos para percorrer a distância, enquanto sua pesada bateria é suficiente para um alcance de 450 km no ciclo CLTC, com recarga rápida de 30% a 80% em apenas 10 minutos, usando um carregador de 500 kW.
O interessante do Yangwang U9 é que ele suporta um carregamento duplo, ou seja, pode ser “reabastecido” de energia com dois conectores, o que reduz pela metade o tempo de recarga.
Trata-se de um recurso bom para quem está fazendo track day com o esportivo da BYD, que tem ainda uma suspensão pneumática ativa Di-SUS que permite que, ao se furar um pneu, o conjunto compense a altura da roda afetada.
O conjunto Di-SUS controla o amortecimento e os movimentos do chassi com atuadores hidráulicos, garantindo a melhor controle dinâmico para fazer o U9 ser cada vez mais rápido. Vem? Por marketing seria interessante, especialmente com eventos em autódromos nacionais.
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