
Mercedes-Benz e BMW são rivais desde tempos imemoriais e pensar em coisas feitas juntas entre eles pode parecer algo realmente insano, praticamente o fim dos tempos automotivos…
Desde que a Hartge decidiu cometer a ousadia de colocar um motor M88 da BMW num Mercedes-Benz Classe E, o mundo nunca presenciou nada parecido e olha que nem foi de fábrica.
Todavia, segundo fontes da Mercedes-Benz, ouvidas pela revista inglesa Autocar, a marca da estrela está em conversas de alto nível com sua rival de sempre, a Bayerische Motoren Werk, para algo realmente insano.
Veja também
A intenção é num futuro próximo utilizar uma nova geração de motores a gasolina desenvolvida pela BMW… Sim, isso mesmo! Os Mercedões das gerações atuais e de algumas outras que estão por vir terão o coração feito em Munique.
Essa história, que, para muitos entusiastas dos dois lados, pode parecer absurda, começou lá na revista alemã Manager Magazin e agora foi reforçada com fontes da montadora germânica para os ingleses.
O propulsor BMW para a Mercedes-Benz equipará modelos como os Classes CLA, GLA, GLB, C, E e até o chamado “Little G”, passando obviamente pelo GLC.
Embora as empresas possam ver isso como uma oportunidade de negócios, um “passo estratégico para cortar custos de desenvolvimento” e nada mais, os fãs sentirão um impacto importante em sentido emocional.
Em tempos de mudanças radicais, com BMW médio usando motor de três cilindros e um esportivo nato, conhecido como Mercedes C63 com somente quatro pistões, coisas como um Mercedes-BMW pode até parecer o fim.
Nesse momento, a Mercedes usa o M252, um 1.5 litro com 136, 163 e 190 cavalos, nos modelos de tração dianteira e também alguns médios de força nas rodas traseiras.
Todavia, as fontes indicam que o M252 não foi desenvolvido para uso em aplicações como PHEV, o que tornaria obrigatório o desenvolvimento de um novo motor, o que a Mercedes agora parece entregar a ideia à BMW.
Do outro lado, o que se comenta é que este novo motor da BMW será baseado no B48 2.0, que conhecemos bem aqui no Brasil, dada sua aplicação versátil em transversal e longitudinal.
Agora, é ver como tudo isso será entregue ao cliente da Mercedes-Benz e observar também como reagirão os fiéis da BMW, uma vez que a parceria poderia, por exemplo, resultar até em uma eventual troca de tecnologias…
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias