Como é que é? Mercedes-Benz pode usar motores da BMW muito em breve

mercedes classe bmw
mercedes classe bmw

Mercedes-Benz e BMW são rivais desde tempos imemoriais e pensar em coisas feitas juntas entre eles pode parecer algo realmente insano, praticamente o fim dos tempos automotivos…

Desde que a Hartge decidiu cometer a ousadia de colocar um motor M88 da BMW num Mercedes-Benz Classe E, o mundo nunca presenciou nada parecido e olha que nem foi de fábrica.

Todavia, segundo fontes da Mercedes-Benz, ouvidas pela revista inglesa Autocar , a marca da estrela está em conversas de alto nível com sua rival de sempre, a Bayerische Motoren Werk, para algo realmente insano.

Veja também

A intenção é num futuro próximo utilizar uma nova geração de motores a gasolina desenvolvida pela BMW… Sim, isso mesmo! Os Mercedões das gerações atuais e de algumas outras que estão por vir terão o coração feito em Munique.

Essa história, que, para muitos entusiastas dos dois lados, pode parecer absurda, começou lá na revista alemã Manager Magazin e agora foi reforçada com fontes da montadora germânica para os ingleses.

O propulsor BMW para a Mercedes-Benz equipará modelos como os Classes CLA, GLA, GLB, C, E e até o chamado “Little G”, passando obviamente pelo GLC.

Embora as empresas possam ver isso como uma oportunidade de negócios, um “passo estratégico para cortar custos de desenvolvimento” e nada mais, os fãs sentirão um impacto importante em sentido emocional.

Em tempos de mudanças radicais, com BMW médio usando motor de três cilindros e um esportivo nato, conhecido como Mercedes C63 com somente quatro pistões, coisas como um Mercedes-BMW pode até parecer o fim.

Nesse momento, a Mercedes usa o M252, um 1.5 litro com 136, 163 e 190 cavalos, nos modelos de tração dianteira e também alguns médios de força nas rodas traseiras.

Todavia, as fontes indicam que o M252 não foi desenvolvido para uso em aplicações como PHEV, o que tornaria obrigatório o desenvolvimento de um novo motor, o que a Mercedes agora parece entregar a ideia à BMW.

Do outro lado, o que se comenta é que este novo motor da BMW será baseado no B48 2.0, que conhecemos bem aqui no Brasil, dada sua aplicação versátil em transversal e longitudinal.

Agora, é ver como tudo isso será entregue ao cliente da Mercedes-Benz e observar também como reagirão os fiéis da BMW, uma vez que a parceria poderia, por exemplo, resultar até em uma eventual troca de tecnologias…

 

 

 

 

 

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.