Como oficinais lucram muito com kits contra defeitos crônicos

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Os problemas crônicos de alguns carros vendidos no Brasil tiraram e ainda tiram o sono de muita gente. Para resolver a questão, oficinas vendem e instalam kits contra tais defeitos.

Eles foram criados para resolver ou prevenir os problemas que o pós-venda das marcas não conseguem sanar em tais casos. Com valores que variam de R$ 3,7 mil a R$ 12 mil, esses kits chegariam a evitar prejuízos até quatro vezes o valor gasto para adquirir tais soluções mecânicas.

Algumas soluções são mais radicais, como no famoso e detestado câmbio Powershift da Ford . Em Porto Alegre, “Profdicaixa”, como é conhecido Paulo Dilmar no Instagram, substitui a caixa de dupla embreagem por uma transmissão manual, resolvendo o problema do polêmico câmbio, que nunca teve um recall oficial.

Segundo a reportagem de Paula Gama, colunista do UOL , o câmbio automatizado de uma embreagem, também longe do gosto da maioria, é alvo de kits de reparo.

comparativo novo focus vs honda civic 35
comparativo novo focus vs honda civic 35

Caixas como Dualogic da Fiat, I-motion da Volkswagen (mesma da Fiat), Easytronic da Chevrolet e Easy-R da Renault, já não trazem boas recordações ao dirigir, imagine em termos de problemas.

Ele diz receber cerca de 30 ligações todos os dias em busca de soluções para carros com mais de 10 anos ou 100 mil km rodados. A conversão de câmbio custa entre R$ 5 mil e R$ 12 mil.
Mas, não são somente as caixas automatizadas de uma ou duas embreagens. Câmbios automáticos também, como a Aisin TF72 usada pelas marcas da Stellantis, por exemplo.
Ela é conhecida por um problema no trocador de calor da transmissão, cujo kit da Auto Center Confiar, promete resolver o problema. André De Maria, engenheiro mecânico e proprietário da oficina, afirma vender 10 kits diariamente, com custos variando de R$ 3.900 a R$ 6.900.
Bomba de alta pressão CP4 da Bosch para Amarok e Grand Cherokee Diesel, por exemplo, tem custo do kit em R$ 3.700, mas a conversão da CP3 sai por R$ 6.500.
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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X