Como seria um novo VW Citi Golf para deter futuro hatch médio da Dacia?

golf 1 1

O mercado de hatches médios caiu muito na Europa com a ascensão dos SUVs e crossovers, que praticamente eliminaram ou reduziram muito a presença de nomes fortes do segmento, como Renault Megane, Ford Focus, Peugeot 308 e VW Golf…

Este último até perdeu a liderança “de jure” do mercado europeu, mas aí também entraram outros fatores. O certo é que, no segmento de hatches médios da Europa, a ordem é não investir nenhum centavo em produto novo para o segmento.

Bom, mas nem todo mundo quer isso, afinal, ainda existe muita gente querendo um hatch médio, de preferência barato. É aí que a Dacia entra com o futuro C-Neo. Tal como o Bigster, a romena vai se arriscar no segmento C, dos médios.

golf 2 1

O alvo é logicamente a referência do mercado, o Golf. Com preços esperados pouco acima dos € 20.000, o C-Neo forçará a VW a tomar uma ação. Isso porque o Sandero se tornou líder de vendas, sendo menor, então, imagine um Dacia maior.

Então, como a VW responderia? No grupo, os tchecos criaram o Skoda Scala como um hatch médio feito com base na MQB-A0 do Virtus com o 2,651 m de entre eixos.

golf 3 1

Há algum tempo, ventilou-se um Golf mais barato, que seria menor que o atual ou pelo menos teria essa base. Hoje, em crise, a Volkswagen não gastará com isso, mas uma saída caseira é aproveitar a geração 8,5.

Como a própria VW já disse, você verá seu filho que vai nascer agora, entrar na adolescência com o mesmo Golf no show room. Assim, para deter o C-Neo, uma ideia seria recriar o Citi Golf.

golf 4 1

Ícone sul-africano, o modelo seria o atual 8,5 com menos recursos, mecânica mais simples e até mesmo um visual diferente. Em outras palavras, seria como um Polo Track, porém, maior.

No lugar dos 1.5 TSI e 2.0 TDI, que começam na oferta do Golf atual, o Citi Golf começaria com o 1.0 TSI de 95 cavalos e 16,8 kgfm, além de transmissão manual de cinco marchas.

Outra modificação seria a incorporação de faróis de LED mais simples, de lente única, mantendo assim como alterações nas lanternas traseiras e no design dos para-choques.

golf 5 1

Dentro, o Citi Golf terá o volante padrão, mas o cluster digital seria mais simples e semelhante ao do Polo brasileiro com tela de 8 polegadas. Já a multimídia também seria de 8 polegadas, enquanto o ar condicionado seria manual.

O pacote de segurança seria mantido devido ao NCAP, assim como o freio de estacionamento eletrônico por questões técnicas. Para manter o preço baixo, não haveria opção diesel.

Quanto? Na Alemanha, poderia custar entre € 22.000 e € 23.000. Isso tudo seria suficiente para deter um hatch médio da Dacia?

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X