O mercado de hatches médios caiu muito na Europa com a ascensão dos SUVs e crossovers, que praticamente eliminaram ou reduziram muito a presença de nomes fortes do segmento, como Renault Megane, Ford Focus, Peugeot 308 e VW Golf…
Este último até perdeu a liderança “de jure” do mercado europeu, mas aí também entraram outros fatores. O certo é que, no segmento de hatches médios da Europa, a ordem é não investir nenhum centavo em produto novo para o segmento.
Bom, mas nem todo mundo quer isso, afinal, ainda existe muita gente querendo um hatch médio, de preferência barato. É aí que a Dacia entra com o futuro C-Neo. Tal como o Bigster, a romena vai se arriscar no segmento C, dos médios.
O alvo é logicamente a referência do mercado, o Golf. Com preços esperados pouco acima dos € 20.000, o C-Neo forçará a VW a tomar uma ação. Isso porque o Sandero se tornou líder de vendas, sendo menor, então, imagine um Dacia maior.
Então, como a VW responderia? No grupo, os tchecos criaram o Skoda Scala como um hatch médio feito com base na MQB-A0 do Virtus com o 2,651 m de entre eixos.
Há algum tempo, ventilou-se um Golf mais barato, que seria menor que o atual ou pelo menos teria essa base. Hoje, em crise, a Volkswagen não gastará com isso, mas uma saída caseira é aproveitar a geração 8,5.
Como a própria VW já disse, você verá seu filho que vai nascer agora, entrar na adolescência com o mesmo Golf no show room. Assim, para deter o C-Neo, uma ideia seria recriar o Citi Golf.
Ícone sul-africano, o modelo seria o atual 8,5 com menos recursos, mecânica mais simples e até mesmo um visual diferente. Em outras palavras, seria como um Polo Track, porém, maior.
No lugar dos 1.5 TSI e 2.0 TDI, que começam na oferta do Golf atual, o Citi Golf começaria com o 1.0 TSI de 95 cavalos e 16,8 kgfm, além de transmissão manual de cinco marchas.
Outra modificação seria a incorporação de faróis de LED mais simples, de lente única, mantendo assim como alterações nas lanternas traseiras e no design dos para-choques.
Dentro, o Citi Golf terá o volante padrão, mas o cluster digital seria mais simples e semelhante ao do Polo brasileiro com tela de 8 polegadas. Já a multimídia também seria de 8 polegadas, enquanto o ar condicionado seria manual.
O pacote de segurança seria mantido devido ao NCAP, assim como o freio de estacionamento eletrônico por questões técnicas. Para manter o preço baixo, não haveria opção diesel.
Quanto? Na Alemanha, poderia custar entre € 22.000 e € 23.000. Isso tudo seria suficiente para deter um hatch médio da Dacia?
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