Manutenção Matérias NA

Como tirar gasolina do tanque?

Como tirar gasolina do tanque?

Tirar combustível do reservatório do automóvel é complicado para quem não sabe. A medida envolve até alguns riscos, como a ingestão acidental do produto, dependendo do método para retirada, por exemplo. Mas, então, como tirar gasolina do tanque?


Basicamente existem três formas de tirar gasolina do tanque, algo que pode ser comum para quem ajuda outras pessoas na estrada, quando estas ficam sem combustível ou mesmo para utilizar o combustível para alguma outra finalidade em casa, como completar um segundo veículo ou lavar alguma peça, por exemplo.

Também é o meio que os ladrões usam para roubar o produto.

Tirar gasolina do tanque envolve alguns riscos, como se sujar molhando-se com o combustível, que tem cheiro forte e duradouro.


Também se expor aos gases tóxicos produzidos pelo produto durante sua exposição. Da mesma forma, a ingestão acidental deste componente químico pode trazer alguns problemas de saúde.

Alguns preferem ainda usar a mangueira de retorno de combustível do tanque ou mesmo a de alimentação, junto ao motor, mas isso envolve desmonte e/ou desconexão de algumas peças, o que não é recomendado para quem não sabe fazer, pois pode avariar o sistema, dependendo do carro. Então, estes três métodos são mais práticos nesse caso.

Veja também: como economizar combustível

Como tirar gasolina do tanque?

1) Use uma bomba portátil

Como tirar gasolina do tanque?

O método mais seguro e eficiente para tirar gasolina do tanque é utilizar uma bomba de transferência de combustível. Trata-se de um componente plástico e leve, que tem custo muito baixo, variando entre R$ 20,00 e R$ 70,00. Embora existam algumas automáticas, a manual é mais em conta e de fácil utilização.

O produto é simples, tendo dois tubos, sendo um flexível e outro rígido (geralmente), sendo este último a saída. Assim, basta colocar o flexível dentro do bocal do tanque e apertar uma pequena manopla sanfonada, que criará um vácuo suficiente para drenar a gasolina de dentro do tanque para o recipiente onde será armazenada.

Este último precisa ser um galão com tampa de rosca. Recomenda-se um padrão com certificação ABNT para transporte de combustível, vendido em postos.

Uma vez que se retirou a gasolina até completar o reservatório externo, pare de bombear e retire os tubos dos dois lados, fechando devidamente o galão e o bocal do tanque, a fim de evitar a saída de gases tóxicos. Se a bomba for automática, basta desliga-la.

2) Retirada por pressão

Como tirar gasolina do tanque?

Outro meio para tirar gasolina do tanque é por pressão. Nesse caso, que ainda é recomendado fazer com segurança, utiliza-se duas pequenas mangueiras de plástico para fazer essa tarefa.

Para isso, será necessário também um galão, tambor ou recipiente com tampa.

As duas mangueiras, de preferência transparente, embora não seja obrigatório, precisam ter tamanhos diferentes. O motivo é que ambas serão inseridas no bocal do tanque, mas apenas uma precisará ficar mais próxima do bocal, onde o ar será soprado para dentro.

Se fosse para transferir a gasolina para dentro, isso seria feito próximo do galão. Então, posicionado perto do bocal, utilize um pano para tapar o restante da entrada de combustível do veículo, a fim de manter uma pressão internamente.

Basta então soprar forte na mangueira mais curta, após colocar a mais longa dentro do galão. Pronto, a gasolina sairá na outra ponta, enchendo o recipiente externo.

Tome apenas cuidado em não aspirar os gases da gasolina enquanto assopra.

3) Puxando com a boca

Como tirar gasolina do tanque?

Este é o método mais comumente usado e também o mais perigoso, pois a ingestão de gases tóxicos e combustível, no caso a gasolina, envolve enormes riscos à saúde, podendo ser até fatal, dependendo do caso.

Por conta disso, de três métodos existentes para tirar gasolina, este último não é recomendado.

É perigoso e por isso, cautela e muito cuidado deve ser prestado se não tiver outra alternativa, como no caso de ter de fazer o inverso, que é colocar a gasolina para dentro do tanque, algo mais comum por causa de pena seca por falta de gasolina.

Use uma mangueira longa e transparente. Enfie dentro do bocal do tanque. Enrole ela na mão em posição elevada para se observar o combustível se aproximando. Aspire com força para sugar a gasolina de dentro do tanque.

Quando este estiver se aproximando da ponta, onde está puxando com a boca, rapidamente coloque no galão e o deixe encher, bastando retirar a outra ponta do bocal para que o processo seja interrompido. Nunca tire do reservatório externo antes disso, pois a gasolina vai derramar.

Este texto lhe foi útil??

Ricardo de Oliveira

Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 23 anos. Há 12 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações. Também trabalhou nas áreas de retificação de motores, comércio e energia.

  • Yuri Lima

    No meu carro não dá. Há tipo uma rede de aço no meio do cano do tanque que impede a mangueira de chegar até o combustível. É uma estratégia anti-furto da fábrica, mas que acaba impedindo também o motorista de fazer a retirada.

    • Racer

      Pois é. Antigamente era bem fácil, mas acho que hoje em dia quase todas tem algum tipo de mecanismo que impede a retirada.

      • Cesar

        Que eu já tenha ouvido falar, esses métodos já não funcionam.

    • Jurandir Filho

      Acho que todos os carros, do ano 2000 (ou antes disso) tem essa telinha

  • Cesar

    Eu aqui fazendo quase de tudo para por gasolina no possante e o povo aí querendo tirar.

    • Piston head

      huEzil

    • ESouza

      Infelizmente tive que passar por isso.. colocaram alcool em vez de gasolina.. a unica alternativa foi ficar dando a partida no contato pra cuspir o alcool antes do filtro.. demorou uns 40 minutos..

  • El Gato!

    Tutorial pra meliante.

  • TijucaBH

    Tudo muito bem explicado, porém na maioria dos carros modernos a magueira nao consegue chegar no combustível. Durante a greve dos caminhoneiros precisei tirar combustível do meu carro pra colocar pelo menos um pouco no carro da minha esposa e tentei de todas maneiras e nao consegui. Olha que eu sou bom nisso porque eu tirava muita gasolina pra colocar em motoserra, motor de popa, etc, mas nos carros mais modernos ou voce remove a bomba de bombustivel (normalmente embaixo do banco traseiro), ou pelo retorno como citado na matéria, ou tem que entrar embaixo do carro pra soltar a mangueira que liga o bocal ao tanque. Nao recomendo nenhuma dessas opçoes, todas dao muito trabalho e somente em caso de extrema necessidade vale à pena.

    • Lucas

      Eu tirei tirando o retorno dentro do carro. único modo rapido de tirar, precisei na greve dos caminhoneiros para viajar.

  • Ronaldo

    Todo dia vejo pelo menos uma noticia como essa nesse portal, sem p~e nem cabeça.
    Seria interessante ressucitar os usados da semana..
    Mas sinceramente ta na cara que é postagem só pra gerar contudo

  • Alvarenga

    Nossa, duvido que algum fuçador mais velhinho não tenha sentido o gosto da gasolina na boca algum dia. Antigamente era todo mundo raiz ( e desinformado ). Chupava-se gasolina, metia-se ar comprimido nos tambores de freio e caixa seca pra “limpar”, enfim, muita gente deve ter morrido sem saber porque !

    • Dario Lemos

      Eu já senti o gosto de gasolina, eita gosto ruim, viu, rsrsrsrsrs (acho que a última vez foi no fim dos anos 70 ou início dos 80).

  • leandro

    Aredito que 99% dos automóveis de 2000 em diante não permite nenhuma das técnicas de retirada pelo bocal, pois há rede de proteção.

  • Claudio Tavares

    Como vcs fazem uma matéria dessas sem mencionar a tela existente no tanque dos veículos mais novos? É como se pegassem um texto dos anos 90 e republicassem sem revisar e sem atualizar.

Quem somos

O Notícias Automotivas é um dos maiores sites automotivos do Brasil, trazendo todas as novidades sobre carros para mais de 450 milhões de pessoas, por mais de 13 anos. Saiba mais.

Notícias por email