A seguradora State Farm decidiu remover as estações de carregamento para veículos elétricos (EVs) dos estacionamentos em sua sede em Bloomington, Illinois, e em outras unidades corporativas nos Estados Unidos.
A medida, que entra em vigor no dia 28 de outubro, foi comunicada aos funcionários com a justificativa de que, após uma avaliação de riscos realizada em parceria com departamentos de bombeiros e equipes de proteção, foram identificados riscos de incêndio nos estacionamentos cobertos que, segundo a empresa, não podem ser mitigados atualmente.
Embora a companhia reconheça o impacto para os funcionários que dependem desses pontos de carregamento, o comunicado reforça o compromisso com a segurança, explicando que estão em estudo alternativas de instalação de estações em áreas externas, longe de estruturas e outros veículos, visando reduzir o risco potencial.
Estudos nos EUA indicam que incêndios em EVs são menos frequentes do que em veículos a combustão. No entanto, quando ocorrem, podem ser mais desafiadores de controlar devido à intensidade das baterias de lítio, que tendem a queimar em temperaturas mais altas e por períodos prolongados.
Essa característica das baterias faz com que os incêndios em EVs exijam recursos específicos para combate ao fogo, algo que tem gerado debates sobre a segurança das estações de carregamento em áreas fechadas.
Para muitos defensores dos EVs, o ideal seria que as estações fossem instaladas em áreas cobertas, já que essa proteção reduz o desgaste causado por intempéries e prolonga a vida útil dos equipamentos.
Em contraste com a decisão da State Farm, a cidade de Normal, também em Illinois, conta com 19 carregadores em garagens públicas e informou que não vê riscos específicos em estações instaladas em áreas cobertas, desde que estejam em condições adequadas.
A remoção das estações pela State Farm chama atenção para um problema maior: a infraestrutura insuficiente de carregamento de EVs nos Estados Unidos, um dos maiores entraves para a popularização desses veículos.
Nos últimos anos, várias iniciativas governamentais tentam reduzir essa lacuna. O plano de infraestrutura de 2021, por exemplo, destinou US$ 5 bilhões para criação de uma rede nacional com 500 mil estações de carregamento, com US$ 2,5 bilhões especificamente voltados para comunidades e áreas rurais.
Illinois, por sua vez, também promulgou em 2021 a Lei do Clima e Empregos Equitativos, que prevê incentivos para aquisição de EVs e investimento em infraestrutura de recarga, com a meta de colocar 1 milhão de EVs nas estradas do estado até 2030.
A administração Biden-Harris também estabeleceu uma meta ambiciosa: até 2030, espera-se que metade das vendas de veículos nos EUA sejam de modelos elétricos.
Para atingir esse objetivo, o acesso seguro e conveniente a pontos de carregamento será importante, tanto em garagens quanto em áreas públicas.
[Fonte: WGLT]
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