Compass, Renegade e Toro: problema sério no diferencial traseiro

Fiat Toro Volcano 2016 2

Relatos de problemas com o diferencial traseiro dos modelos Jeep Renegade e Compass, além da picape Fiat Toro, são conhecidos na internet e um dos casos, o cliente alegou que teve que custear a reparação do equipamento, conforme publicado pelo mesmo no site Reclame Aqui .

O cliente é dono de uma picape Fiat Toro Diesel, que tem motor 2.0 Multijet de 170 cavalos e 35,7 kgfm, além de câmbio automático de nove marchas com o referido sistema de tração permanente nas quatro rodas.

Morador de Fortaleza, ele descreve o que aconteceu na ocasião, há um ano: “começou a apresentar barulho alto, forte e seco na parte traseira do carro (impressão que era algo desencaixado na carroceria) após passar rodas traseiras em desníveis do asfalto a velocidades médias e altas, além de repetidas falhas no serviço de tração, que indicava serviço 4WD indisponível no painel, me deixando na mão em várias situações de necessidade”.

Após visita a um concessionário, o proprietário da Toro Diesel foi informado que o problema era no diferencial traseiro e que a resolução seria a troca do mesmo por R$ 17.000.

O cliente então confirmou o mesmo problema com um amigo e ao pesquisar na internet, viu vários relatos do defeito, que seria recorrente em modelos Jeep Renegade, Jeep Compass e a própria Fiat Toro, assim como um mecânico lhe teria confirmado o recebimento de vários casos.

Dois pontos lhe chamaram a atenção, sendo o primeiro relativo ao manual, pois, no mesmo não consta manutenção do diferencial traseiro. Outro é que a concessionária informou que a Fiat não realiza a troca do óleo do diferencial, nem mesmo com pedido do cliente.

Por fim, o dono ameaçou entrar na justiça se o problema não fosse resolvido sem custo. A Fiat acionou a concessionária e a troca do diferencial foi feito sem ônus para o cliente.

Em oficinas especializadas, como na rede Bosch, um técnico comenta sobre o problema e mostra o que aconteceria no diferencial com o problema, como pode ser visto no vídeo abaixo:

Sobre este caso de Fortaleza e outros relacionados com o diferencial, citados pelo cliente, entramos em contato com a assessoria da Stellantis, que nos respondeu:

“As reclamações apresentadas pelos consumidores e analisadas pela montadora não guardam relação entre si e tiveram direcionamento do atendimento de forma adequada e pontual. Identificamos, ainda, que apenas um dos casos mencionados possui relação com o componente em questão e foi atendido em garantia, sem custo para o cliente, há mais de um ano”.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X