Relatos de problemas com o diferencial traseiro dos modelos Jeep Renegade e Compass, além da picape Fiat Toro, são conhecidos na internet e um dos casos, o cliente alegou que teve que custear a reparação do equipamento, conforme publicado pelo mesmo no site Reclame Aqui.
O cliente é dono de uma picape Fiat Toro Diesel, que tem motor 2.0 Multijet de 170 cavalos e 35,7 kgfm, além de câmbio automático de nove marchas com o referido sistema de tração permanente nas quatro rodas.
Morador de Fortaleza, ele descreve o que aconteceu na ocasião, há um ano: “começou a apresentar barulho alto, forte e seco na parte traseira do carro (impressão que era algo desencaixado na carroceria) após passar rodas traseiras em desníveis do asfalto a velocidades médias e altas, além de repetidas falhas no serviço de tração, que indicava serviço 4WD indisponível no painel, me deixando na mão em várias situações de necessidade”.
Após visita a um concessionário, o proprietário da Toro Diesel foi informado que o problema era no diferencial traseiro e que a resolução seria a troca do mesmo por R$ 17.000.
O cliente então confirmou o mesmo problema com um amigo e ao pesquisar na internet, viu vários relatos do defeito, que seria recorrente em modelos Jeep Renegade, Jeep Compass e a própria Fiat Toro, assim como um mecânico lhe teria confirmado o recebimento de vários casos.
Dois pontos lhe chamaram a atenção, sendo o primeiro relativo ao manual, pois, no mesmo não consta manutenção do diferencial traseiro. Outro é que a concessionária informou que a Fiat não realiza a troca do óleo do diferencial, nem mesmo com pedido do cliente.
Por fim, o dono ameaçou entrar na justiça se o problema não fosse resolvido sem custo. A Fiat acionou a concessionária e a troca do diferencial foi feito sem ônus para o cliente.
Em oficinas especializadas, como na rede Bosch, um técnico comenta sobre o problema e mostra o que aconteceria no diferencial com o problema, como pode ser visto no vídeo abaixo:
Sobre este caso de Fortaleza e outros relacionados com o diferencial, citados pelo cliente, entramos em contato com a assessoria da Stellantis, que nos respondeu:
“As reclamações apresentadas pelos consumidores e analisadas pela montadora não guardam relação entre si e tiveram direcionamento do atendimento de forma adequada e pontual. Identificamos, ainda, que apenas um dos casos mencionados possui relação com o componente em questão e foi atendido em garantia, sem custo para o cliente, há mais de um ano”.
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