
Uma concessionária Kia localizada em Odessa, no Texas, está no centro de um escândalo financeiro que já beira os US$ 15 milhões em dívidas, segundo um processo movido pela Hyundai Capital America, sua credora de veículos.
De acordo com a ação federal, a Kelly Grimsley Kia teria vendido ilegalmente centenas de veículos sem repassar os valores devidos à financiadora — um comportamento que pode ser descrito como o pesadelo de qualquer credor.
No processo, a Hyundai Capital afirma que, até 24 de março, a loja tinha 405 veículos com saldo devedor pendente e que diversos pagamentos feitos pela concessionária haviam retornado por falta de fundos.
O montante total devido, datado de 6 de março, é de aproximadamente US$ 14,9 milhões.
A financiadora está pedindo à Justiça que bloqueie a concessionária de continuar vendendo veículos, além de buscar indenizações por quebra de contrato.

Uma audiência sobre um pedido de liminar para impedir que a loja venda ou se desfaça dos veículos foi adiada para que as partes tentem uma solução extrajudicial, informou o advogado da loja, Timothy Pridmore.
O problema, segundo a Hyundai Capital, foi detectado após auditorias realizadas em fevereiro e março, que revelaram que a concessionária vendeu cerca de 138 veículos fora das regras contratuais.
Em vez de repassar os valores das vendas à financiadora, como manda o acordo, a loja teria usado os recursos de maneira indevida. E pior: segundo o processo, as vendas fora de compliance continuam acontecendo.
A situação se complica ainda mais com o envolvimento direto do proprietário, Kelly Grimsley, que teria garantido pessoalmente os financiamentos.
A Hyundai afirma que Grimsley e sua equipe estão simplesmente ignorando as obrigações com o credor.
Enquanto isso, os consumidores também estão sentindo os efeitos do colapso financeiro da concessionária. A Hyundai Capital recebeu diversas reclamações de clientes relatando que não conseguiram registrar os veículos comprados.
Em muitos casos, as placas temporárias já expiraram e os compradores não conseguiram obter documentos definitivos, pois a loja não quitou taxas, impostos e débitos de financiamento, como exigido por lei.
Como agravante, a concessionária também teria se recusado a entregar voluntariamente cerca de 267 veículos não vendidos à Hyundai Capital, assim como toda a documentação associada — incluindo contratos de venda e promissórias.
E não para por aí: a loja também teria deixado de pagar a hipoteca do próprio imóvel onde funciona.
A Hyundai Capital, por meio de seu advogado Matthew Fronda, declarou estar investigando todos os fatos envolvidos, mas preferiu não comentar o caso em andamento.
Já o advogado da loja, Timothy Pridmore, reconheceu que há disputas em torno de várias alegações, mas afirmou que as partes estão empenhadas em encontrar uma solução para os problemas.
Mesmo com todos esses esforços de reconciliação, a história escancara um descontrole preocupante, tanto na operação da loja quanto na gestão do financiamento.
E, no meio do caos, estão centenas de consumidores tentando entender por que compraram um carro legalmente, mas não conseguem nem tirar o documento.

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