Os planos da Scout Motors para o mercado dos Estados Unidos não agradaram as concessionárias da Volkswagen, já que a marca anunciou que os novos modelos Scout Terra e Traveler serão vendidos diretamente ao consumidor, sem intermediários.
Essa estratégia de vendas diretas, confirmada pelo CEO da Scout, Scott Keogh, vem sendo debatida pela Volkswagen há alguns anos, e os rumores de que os concessionários ficariam fora do processo já circulavam desde 2022.
A decisão representa um duro golpe para as concessionárias da VW, que esperavam participar do lançamento dos novos veículos.
Apoiado pela National Automobile Dealers Association (NADA) e pela Automotive Trade Association Executives, o grupo de concessionários planeja tomar medidas legais para tentar reverter a decisão da Scout.
Segundo John Devlin, presidente da Automotive Trade Association Executives em 2024, as concessionárias se recusam a aceitar a exclusão e estão prontas para contestar a estratégia da montadora em nível nacional, conforme noticiado pelo site Auto News.
A escolha de comercializar os modelos Scout diretamente aos consumidores foi possível porque a marca opera como uma empresa independente da VW, evitando conflitos diretos com a rede de concessionárias Volkswagen e, ao mesmo tempo, contornando leis estaduais de franquia que exigem a presença de intermediários para a venda de veículos novos.
“Se a Scout fosse considerada parte direta da Volkswagen, as leis de franquia de muitos estados impediriam a venda direta”, explicou Sam Fiorani, da AutoForecast Solutions.
O plano da Scout Motors para o Terra e o Traveler é oferecer uma experiência de compra direta, com reservas, vendas, entrega e manutenção realizados de forma simplificada e transparente.
A marca destaca que os preços dos veículos serão claros e que as transações serão concluídas em minutos. Além disso, a empresa está investindo na criação de espaços dedicados, onde clientes poderão visualizar e testar os modelos antes da compra.
Embora não estejam nas concessionárias VW, esses espaços próprios da Scout oferecerão suporte para test-drives e outras interações com os veículos.
A produção dos modelos Terra e Traveler está prevista para iniciar em 2027, na planta da Scout Motors em Columbia, Carolina do Sul, e as reservas já estão abertas com uma taxa de US$ 100 totalmente reembolsável.
Os modelos serão oferecidos em versões 100% elétricas e com extensor de autonomia. A versão elétrica contará com arquitetura de 800 volts e autonomia de até 563 km, enquanto a versão com extensor de autonomia, equipada com um motor a combustão que recarrega a bateria, terá alcance superior a 805 km.
A decisão da Scout Motors reflete uma nova tendência entre algumas montadoras que buscam uma conexão direta com seus clientes, eliminando intermediários e visando maior controle sobre a experiência de compra e a relação com o consumidor.
Ainda assim, o impacto dessa mudança no mercado automotivo e a resistência das concessionárias sugerem que o caminho da Scout para vendas diretas não será isento de desafios.
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