O Grupo BMW está revolucionando seus processos produtivos com o avanço da digitalização e automação, integrando essas inovações ao conceito BMW iFACTORY.
Desde 2022, a empresa vem testando o sistema de Condução Autônoma Interna (AFW) em sua maior fábrica europeia, localizada em Dingolfing, na Alemanha. Após a certificação CE bem-sucedida, o projeto piloto está agora em fase de operação em série, marcando um marco importante para a produção automatizada.
Além de Dingolfing, a planta de Leipzig também está se preparando para implementar a tecnologia em série, com outros locais do grupo seguindo o cronograma de expansão.
Segundo Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração da BMW AG responsável pela Produção, a inovação oferece ganhos significativos de eficiência logística, razão pela qual será rapidamente ampliada em toda a rede produtiva da empresa.
Em Dingolfing, modelos como o BMW Série 5 e Série 7 já utilizam o sistema para percorrer mais de um quilômetro de forma completamente autônoma, sem a necessidade de um motorista.
O trajeto inclui áreas como os salões de montagem, uma pista de testes e a zona de acabamento da fábrica.
Essa operação é possibilitada por uma infraestrutura LIDAR de alta tecnologia – a maior da Europa – que utiliza sensores externos, modelos ambientais gerados remotamente e um planejador de movimentos externo.
Independentemente das opções de equipamento de cada veículo, o sistema é controlado por uma arquitetura avançada em nuvem.
A tecnologia foi desenvolvida com suporte da startup suíça Embotech AG, parceira da BMW desde as fases iniciais por meio do programa BMW START-UP Garage.
Em Leipzig, a meta é aplicar a condução autônoma em 90% dos modelos BMW e MINI produzidos na planta. As fábricas de Regensburg e Oxford devem adotar a tecnologia até 2025, enquanto o novo complexo em Debrecen, Hungria, já integrará o sistema desde o início da produção em série.
No futuro, a BMW pretende expandir o uso da condução autônoma para outras áreas, como testes de rodagem e distribuição externa.
Equipes de produção e desenvolvimento trabalham em conjunto para refinar o sistema, incorporando também tecnologias embarcadas que irão complementar os sensores externos.
Nedeljković afirma que a BMW espera registrar milhões de quilômetros de testes internos ao longo da próxima década, reforçando a liderança da marca em automação e digitalização no setor automotivo.
Além de aprimorar a eficiência de produção, essa iniciativa abre caminho para aplicações mais amplas de condução autônoma no futuro, consolidando o papel da BMW como pioneira em tecnologia de ponta.
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