
O recém-lançado Volkswagen Tera já está circulando em ambientes urbanos, o que ainda é somente meia verdade. Digo isso pois rodando em uma capital, já por dois dias, não encontramos nenhuma outra unidade do modelo nas ruas.
E isso faz com que muitas pessoas fiquem curiosas ao ver o pequeno SUV, tentando entender de que modelo se trata.
Acessando locais com uma grande diversidade de carros estacionados, como estacionamentos de shopping centers e também de hipermercados, encontramos a oportunidade ideal de colocar o Tera ao lado de modelos similares, diferentes, e também do restante da linha atual da Volkswagen.
Quando colocado ao lado de outros modelos conhecidos do mercado brasileiro, isso nos permite observar melhor como ele se posiciona em termos de dimensões.
Mesmo sendo um SUV compacto, concorrente direto apenas dos modelos Renault Kardian e Fiat Pulse, o Tera não chega a destoar visualmente em tamanho em relação a diversos modelos, mas também não impressiona por imponência.
Ao fazer essa observação, fica clara a proposta ousada da marca alemã: entregar um carrinho com porte equilibrado, visual robusto e apelo mais jovem.
Também fica claro como que ele é muito mais um Polo do que um Nivus ou um T-Cross.
Principalmente para quem tem algum dos carros que estão nas imagens, ao lado do Tera, ficará bem mais clara a diferença entre eles.
VW Tera e Peugeot 2008
O Tera tem 1,50 metro de altura, número que é reduzido para 1,47 metro no caso da versão MPI de entrada.
Em comparação com o Peugeot 2008, o modelo francês, em sua nova geração, teve a altura reduzida de 1,58 metro para 1,54 metro, mas ganhou cerca de 15 centímetros no comprimento, passando de 4,15 metros para 4,30 metros.
Já o Tera tem o mesmo comprimento da geração anterior do francês, 4,15 metros.
VW Tera e Fiat Argo
O Fiat Argo escancara o marketing colocado em cima dos tais SUVs compactos, que na verdade são apenas hatches mais altos e encorpados.
O Argo tem exatamente a mesma altura do Tera, 1,50 metro, sem precisar de artifícios para ficar mais alto.
Na largura, ele tem cinco centímetros a menos que o lançamento da Volkswagen, mas dá para notar na foto acima que a largura do Tera é bem inchada, e que a largura do teto não acompanha a largura da região central da carroceria.
VW Tera e Honda City
Muitos vão pensar que essa comparação é sem sentido, mas ela é útil para quem tem um Honda City em casa, ou que apenas seja bem familiarizado com o modelo.
O Honda City, sendo um sedã, não se importa muito em ser um carro alto, até porque, para quem tem um sedã, altura de carroceria é completamente irrelevante.
Mas ele tem 1,47 metro de altura, apenas três centímetros a menos que o Tera.
VW Tera e Corolla Cross
O Toyota Corolla Cross nem mesmo é um SUV de dimensões muito imponentes, mas mesmo assim, ele se impõe de maneira forte quando estacionado ao lado do humilde Tera.
Em altura, o japonês tem 1,62 metro, o que se traduz em mais dignidade e conforto para motorista e passageiro, bem como para os três ocupantes traseiros, principalmente quando se trata de pessoas mais altas.
VW Tera e Hyundai Creta
O Hyundai Creta antigo tem uma altura bem parecida com a do Corolla Cross que vimos acima, com 1,63 metro.
VW Tera e Fiat Fastback
Aqui temos um modelo que é um concorrente um pouco mais direto do Tera, embora o Pulse, irmão do Fastback, seja seu concorrente direto.
Se tomarmos por base a versão Impetus 1.0 do Fastback, a altura é de 1,54 metro, uns dois ou três dedos mais alto do que o Tera.
A proximidade da altura dos dois fica bem evidente nas fotos.
VW Tera e VW Fox
O Fox vermelho das imagens é o modelo da segunda reestilização que ele sofreu no Brasil, que ocorreu em 2014, para o ano/modelo 2015.
Ou seja, estamos falando de um carro já com 10 anos de uso.
E aí notamos que a altura dos tais SUVs compactos não é tão imponente assim: o Fox 2015 tem altura de 1,55 metro na versão Comfortline 1.0, cinco centímetros a mais do que o Tera High que estamos avaliando.
VW Tera e Hyundai HB20
O Hyundai HB20 da foto, em um ano possível de 2020, na versão Sense 1.0, tem 1,47 metro de altura, a mesma altura do Tera MPI, que é um pouco mais baixo que as outras versões.
O que nos leva à conclusão óbvia de que tirando aquele rack esperto do Tera High, a altura entre os dois fica exatamente a mesma. Ou quase a mesma.
VW Tera e Nissan Kicks
Me surpreendi ao notar que a altura do Nissan Kicks 2023, na versão Exclusive, é de 1,59 metro.
O modelo preto ali da foto então tem 9 centímetros a mais do que o Tera, mas não parece. Deve ser por causa da cor da carroceria.
VW Tera e Renault Logan
Mais um exemplo de modelos jurássicos que já tinham aquela altura avantajada, similar ao que vimos acima com o Fox de ano 2015.
A partir de 2011 o Renault Logan já tinha este estilo da foto acima, e o carro em questão tem 1,53 metro de altura, mais “high” do que o Tera High, por três centímetros.
VW Tera e VW Nivus
Aqui uma comparação que com certeza muita gente está mais interessada, afinal, o Nivus é da mesma marca, e todo mundo quer saber como o Tera se compara com ele.
A altura de um Nivus 2025, na versão Highline 1.0 é de 1,499 metro, praticamente a mesma do Tera High, com seus 1,50 de altura.
Na largura, o Tera tem dois centímetros a mais, 1,777 contra 1,757. Note o visual mais quadrado do Tera, para dar a impressão de maior altura.
VW Tera e Chevrolet Onix
Como o Onix está na garagem de muita gente, inclusive de muitos leitores do Notícias Automotivas, achei a fotografia também muito válida.
O popular da Chevrolet tem 1,47 de altura, três centímetros a menos do que o Tera, mas sem tentar se esforçar muito para mostrar todos aqueles centímetros na pose.
VW Tera e VW Polo
Além da foto do Tera junto ao Fiat Pulse, que mostramos logo abaixo, creio que esta seja a foto mais importante de todas aqui, pois mostra os dois modelos que são praticamente o mesmo carro, onde é possível notar o que a Volkswagen fez para os diferenciar.
O Polo tem 1,47 metro de altura, o que o deixa com três centímetros a menos que o Tera, quer seja em suas versões normais, como 1.0 e 1.0 TSI, ou na versão supostamente feita para estradas de terra, a Track.
Mas lembrando que o Tera é apenas três centímetros mais alto quando tem o rack de teto. Sem ele, são os mesmos 1,47 metro.
VW Tera e Fiat Pulse
Percebeu como o Pulse é mais alto, quer você considere o rack de teto ou não?
Se analisarmos a altura do modelo Audace Hybrid 2026, a altura já é de 1,55 metro, cinco centímetros a mais.
Mas se o modelo for do ano anterior, 2025, digamos, um Impetus 1.0 Turbo, a altura é ainda maior 1,579, quase 1,58.
VW Tera e Jeep Renegade
Aqui, a briga é bem desigual, pois o Jeep Renegade é um dos SUVs compactos mais altos, se não for o mais alto de todos, por causa de sua suspensão alta e também o formato quadradão.
O modelo da Jeep chega a ter 1,70 metro de altura, uma diferença de nada menos que 20 centímetros.
VW Tera e VW T-Cross
O Volkswagen T-Cross, irmão maior do Tera, tem 1,575 de altura, tanto na linha atual 2026 quanto lá no início de sua jornada no mercado, que aconteceu em 2020.
O formato de sua carroceria também me parece mais equilibrado, sem essa diferença acentuada entre a largura do teto e da carroceria, que acontece no Tera.
VW Tera e VW Up
Mais um exemplo dentro da linha da Volkswagen, que também mostra como o Tera não é tão alto assim, além do que já vimos no caso do Fox 2015.
O Up tem os mesmos 1,50 metro de altura do Tera, tanto em suas versões comuns, quanto naquelas que parecem ser mais altas, mas não são, como o Cross Up.
VW Tera e VW Virtus
O Virtus, sendo o Polo sedã, acaba então sendo o mesmo carro que o Tera. E sua altura é a mesma do modelo lançamento, sem rack, com 1,47 metro.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!