
A Nova Amarok chega ao mercado nacional em 2027, sendo feita na Argentina em substituição à atual, originada em 2010. Todavia, o projeto será apoiado por um fabricante chinês, a Maxus, empresa da SAIC, sócia da Volkswagen na China.
Por lá, a Maxus tem uma linha de picapes médias que tem alcance internacional, com destaque para a eTerron 9, da qual já falamos aqui no NA, porém, quando a VW revelou o teaser da Nova Amarok, um detalhe nos chamou a atenção.

As colunas C da nova picape da VW são iguais às da eTerron 9, porém, obviamente, a marca alemã passará longe de uma picape 100% elétrica como a chinesa.
No portfólio da Maxus, na China, existe a picape StarCraft X, equivalente à combustão da eTerron 9 e diferente da picape Interestellar X, conhecida na mídia.

A Maxus StarCraft X é uma picape diesel que conta com motor SAIC Plus 2.5 litros com 223 cavalos e 52,8 kgfm, mais potente que a média das picapes médias no mercado brasileiro.
Como usa uma nova arquitetura, chamada Starbridge, que sustenta propulsão 100% elétrica, a Maxus StarCraft X tem suspensão independente no eixo traseiro, assim como na frente.
Ela tem transmissão automática de oito marchas com sistema de tração permanente nas quatro rodas, tal como a Amarok atual.

Visualmente, a Maxus StarCraft X tem uma aparência agressiva na frente, com o conjunto ótico full LED verticalizado bem exagerado, enquanto a carroceria é a mesma da eTerron 9.
Medindo de 5,50 m a 5,61 m, dependendo da versão, a Maxus StarCraft X é maior que as picapes vendidas no Brasil, em sua categoria, embora também possa rebocar 3,5 toneladas.
Empregando rodas aros 18 ou 20 polegadas, a Maxus StarCraft X tem um aspecto premium, com caçamba protegida e bem comprida, enquanto o interior aposta na digitalização.

O painel tem duas telas de 12,3 polegadas para cluster e infotainment, assim como console largo com dois slots para carregamento indutivo. A cabine pode ser aberta para a caçamba alcançar 3.000 litros.
A Maxus StarCraft X tem sete airbags e pacote ADAS de Nível 2, garantindo assim a proteção que os mercados de fora exigem. Terá muito dela a Nova Amarok? Veremos…

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!