Conheça este Dacia com o motor V6 que o Logan nunca teve

dacia sandrider 1
dacia sandrider 1

Dacia com motor V6? Sim! E ainda com dois turbos… Pode isso, Arnaldo? A regra é clara, se ela pertence à Renault, pode sim. Bom, nesse campo, a marca romena surpreende não só por ter o primeiro motor de seis cilindros, mas também aonde ele será usado.

Chamado Dacia Sandrider, o protótipo do Rali Dakar 2025 porta um propulsor que, nem nos sonhos mais lindos, um Logan poderia sonhar em ter, aliás, até a própria marca do leste europeu, sempre bem dedicada ao baixo custo.

dacia sandrider 2
dacia sandrider 2

O Sandrider também não é feito na Romênia, mas no Reino Unido pela Prodrive, que adicionou um V6 3.0 com dois turbocompressores, que entrega 360 cavalos e 36,5 kgfm.

Não se sabe a origem do V6, visto que a Renault não usa mais esse tipo de motor, porém, a Nissan tem ainda uma gama interessante de seis canecos, podendo ser a fonte dessa energia do Sandrider, que tem mais a oferecer que números.

dacia sandrider 3
dacia sandrider 3

O motor desse Dacia feito para atravessar desertos é abastecido somente com combustível sintético, fornecido pela petroleira saudita Aramco, buscando assim uma proposta ecológica para a competição e um recado para os consumidores.

Em nota, a Dacia comenta: “É uma solução simples e acessível para reduzir o seu impacto ambiental. Os combustíveis sintéticos desenvolvidos pela Aramco combinam hidrogênio renovável com CO₂ sequestrado, proporcionando um combustível com baixo teor de carbono que é compatível com os motores atuais”.

dacia sandrider 4
dacia sandrider 4

O recado é direto para quem espera ainda por uma eletrificação plena da Dacia nos próximos anos, o que não irá acontecer, já que a marca busca usar combustíveis, mesmo que sintéticos, até os 45 do segundo tempo.

Assim, o Dacia Sandrider representa mais que um simples protótipo para o Dakar 2025, onde será guiado por um time de estrelas de rali, como Sebastien Loeb e Cristina Gutierrez Herrero, por exemplo.

dacia sandrider 5
dacia sandrider 5

Tubular e 4×4, o Dacia Sandrider é inspirado no conceito Dacia Manifesto e competirá na próxima edição do rali internacional na categoria Ultimate T1+.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X