Conheça o carro que faz 700 km/l, vencedor da Shell Eco-Marathon 2023

shell carros 1

O Shell Eco-Marathon busca sempre a máxima eficiência energética, almejando recordes mundiais e na edição 2023, revela veículos com uma incrível média de consumo, com o vencedor fazendo mais de 700 km/l.

Reunindo estudantes de todo o Brasil e de países da América Latina, como Argentina, México, Colômbia e Chile, em uma disputa para determinar qual protótipo é o mais econômico, o Shell Eco-Marathon 2023 foi realizado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

shell carros 2

Com protótipos construídos por estudantes de engenharia de equipes de várias nacionalidades, os competidores tiveram que percorrer 8,5 km num total de 10 voltas para obter a melhor média de consumo.

Avaliados em 11 quesitos, os carros serão verificados em inspeção de entrada, controle do motorista, peso, dimensões, cintos e barras de segurança, freios, visibilidade, saída, design mecânico, design elétrico e verificação de energia.

shell carros 3

Após aprovação em todas as etapas da inspeção, os carros têm ainda uma última checagem, antes de iniciarem suas voltas em busca de uma média que fez o campeão, o mesmo de 2019, alcançar mais de 700 km/l, sendo essa a equipe Pato a Jato.

Eles pertencem à Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Pato Branco/PR, sendo a equipe tetracampeã da competição com recorde de 702 km/l, sendo ele feito em parte em fibra de carbono com posição de dirigir praticamente deitado, ajudando na aerodinâmica.

shell carros 4

Na categoria de protótipos, cujo peso limite é de 140 kg sem o piloto, o carro da Pato a Jato é extremamente simples e leve, com pneus de bicicleta e uma bolha aerodinâmica.

Não podendo rodar abaixo de 20 km/h, o carro da Pato a Jato usa um motor da Makita, um monocilíndrico de quatro tempos com 25 cilindradas, que entrega 1 cavalo e 1 kgfm.

shell carros 5

Abastecido com etanol, o pequenino motor tem até injeção eletrônica, porém, para vencer, o carro da Pato a Jato precisa de um piloto experiente para obter o resultado.

 

 

google news2 Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X