Conheça o jipe 4×4 brasileiro registrado no INPI; parece brinquedo

stark inpi 2

A CAB Motors é a empresa que detém o projeto do jipe Stark, que se iniciou em Santa catarina e depois migrou para o Ceará. Agora, sediada em Brasília, a marca mantém o destaque no 4×4 catarinense e com ele, o registro no INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

No INPI, as imagens do registro da CAB chamam atenção, já que as mesmas mostram o jipe Stark 4×4 com uma aparência de brinquedo. Inicialmente pensamos ser de fato um produto infantil, mas a tomadora do registro era a CAB Motors, como “Indústria Automobilística Ltda”.

stark inpi 1

Então, fomos até o site da CAB e encontramos o jipe Stark com imagens semelhantes, que dão a mesma impressão, sendo elas feitas em estúdio ou editadas para uso na descrição do produto.

Apesar da impressão de ser um brinquedo nessas fotos (não deixa de ser para gente grande…), o Stark 4×4 parece pleno novamente em imagens ambientadas, que revelam as enormes rodas com pneus igualmente grandes para todo-terreno.

stark 1

Com 4,083 m de comprimento, 1,884 m de largura, 1,865 m de altura e 2,540 m de entre eixos, o jipe Stark 4×4 tem 260 mm de altura livre do solo, bem como ângulo de entrada de 49 graus, ângulo de saída de 44 graus, ângulo de transposição de 29 graus e inclinação máxima de 45 graus.

Tendo raio de giro de 5,6 m e transposição de curso d’água de 500 mm, o Stark 4×4 preserva a cabine com ar condicionado e estrutura reforçada.

stark inpi 3

Equipado com motor turbo diesel 2.3 de origem Fiat , o jipão entrega 127 cavalos a 3.600 rpm e 32,6 kgfm a 1.800 rpm, tendo uma caixa manual de cinco velocidades com tração 4×4 dotada de reduzida.

Com suspensão robusta e independente nas quatro rodas, o Stark 4×4 conta com diferenciais do tipo Dana 44.3 com bloqueio traseiro, direção hidráulica e vários componentes reforçados para enfrentar a dureza do fora de estrada. Com o fim do Troller T4, esta pode ser sua vez.

 

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

Na enquete anterior, 73% das respostas (573 pessoas) indicaram que acessam o NA usando o celular.

Agora, queremos saber: com que frequência você acessa o NA?

.

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X