A GM prepara a eletrificação de sua gama no Brasil, mas isso ainda vai demorar, haja visto que a montadora disse que ocorrerá até 2028, o que é tempo suficiente para implantar um terceiro motor pequeno no portfólio local.
Como se sabe, a GM produz aqui os motores CSS Prime, que são da família E-Turbo, a geração oito desse tipo de motor na montadora. Eles são conhecidos como LIH, sendo de 1.0 e 1.2 litro, mas a empresa também faz o L3T. Ele também tem uma variação chamada L3Z.
Fabricado na China e na Coreia do Sul, o L3T é usado por vários carros da GM nesses dois países, entre eles o Malibu, que (ainda) não morreu por lá, assim como o Monza, tão lembrando ultimamente por aqui.
Com três cilindros e 1.341 cm³, o L3T incorpora não só o turbocompressor com intercooler e a injeção direta de combustível (SIDI), mas também está pronto para usar o sistema MHEV de 48 volts ou híbrido leve, como faz no Monza.
Neste, o L3T vira LIY com o uso do MHEV e entrega 163 cavalos com 23,5 kgfm, mais que suficientes para o sedã médio da Chevrolet rodar bem por lá, além de ter seu consumo reduzido com a eletrificação.
Aqui, a GM poderia não optar por um motor novo e sim pegar o atual LBP (1.2 Turbo Flex) e eletrificá-lo, mas o mesmo passará por uma atualização com injeção direta para além do Proconve L8.
Assim, a GM pode tomar o mesmo rumo da VW, que trará o 1.5 TSI para seus dois híbridos flex que serão feitos na Anchieta (aparentemente Tayron e Tayron X). Outor motivo para isso é que a Chevrolet não tem motores mais potentes como as rivais por aqui.
O Novo Equinox trará o velho 1.5 Turbo com 177 cavalos mais ou menos. Então, o L3T com derivação turbo flex híbrida poderia adicionar até 170 cavalos ou mais para ser comercialmente melhor.
Em Joinville, este motor poderia tomar assento ao lado dos 1.0 e 1.2 atuais, servindo ao Seeker/Trax e talvez a uma picape monobloco (Colorado Sport?) do porte da Toro, respondendo também à Nissan e Renault.
Adiante, até mesmo o Tracker poderia usá-lo, como faz na China, emprestando também para a Montana. Com um motor mais forte, esta dupla de médios híbridos flex da GM teria mais sucesso no mercado.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!