O Brasil está avançando em robótica e a condução autônoma já ese faz presente em alguns setores, como o de transporte de carga, onde as empresas Lume Robotics e Suzano, a maior produtora de celulose do mundo, testam um novo veículo.
Trata-se de um caminhão autônomo, mas diferentes dos sistemas que a Lume introduz em caminhões comuns como da Mercedes-Benz, por exemplo, este surge como uma característica interessante: não tem cabine.
Isso significa que, diferente dos caminhões autônomos “comuns”, vistos mais no meio rural, o veículo em desenvolvimento é feito para operações em locais devidamente pavimentados e 100% sem a interferência humana direta.
Rânik Guidolini, diretor Executivo da Lume, comenta: “Este projeto foi selecionado pela Finep dentre 126 outros, devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões, aprimorando a gestão e operação logística’’.
Foram R$ 3 milhões garantidos pelo Finep, que ajudaram no desenvolvimento de um caminhão elétrico extra-pesado, que consegue tracionar 64 toneladas de carga. Podendo realizar 50 viagens diárias, o caminhão da Lume ficará pronto em 2027.
A operação, ainda em testes de campo, deve ocorrer somente em 2028 e facilitará muito a movimentação de cargas em terminais aeroportuários, portuários e de distribuição.
Sem intervenção humana, mesmo por controle remoto, o novo caminhão elétrico e robotizado elimina os riscos para os motoristas em operações perigosas, representando inclusive um produto de exportação importante para o Brasil.
A Lume Robotics posiciona assim o Brasil entre o seleto grupo dos países que dominam a tecnologia de mobilidade autônoma, sendo um mercado que, segundo estudo da Strategy Analitics, movimentará cerca de 800 bilhões de dólares até 2035 e mais de 7 trilhões de dólares até 2050.
Então, já ter um caminhão robotizado operando no mercado nacional, ajuda a fomentar todo um segmento ainda não explorado.
Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!