Conheça o primeiro caminhão autônomo e sem cabine do Brasil

lume caminhão robô
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O Brasil está avançando em robótica e a condução autônoma já ese faz presente em alguns setores, como o de transporte de carga, onde as empresas Lume Robotics e Suzano, a maior produtora de celulose do mundo, testam um novo veículo.

Trata-se de um caminhão autônomo, mas diferentes dos sistemas que a Lume introduz em caminhões comuns como da Mercedes-Benz, por exemplo, este surge como uma característica interessante: não tem cabine.

Isso significa que, diferente dos caminhões autônomos “comuns”, vistos mais no meio rural, o veículo em desenvolvimento é feito para operações em locais devidamente pavimentados e 100% sem a interferência humana direta.

Rânik Guidolini, diretor Executivo da Lume, comenta: “Este projeto foi selecionado pela Finep dentre 126 outros, devido ao grande potencial disruptivo da solução em eliminar a exposição de motoristas a áreas de risco, bem como maximizar a eficiência operacional, reduzindo custos e emissões, aprimorando a gestão e operação logística’’.

Foram R$ 3 milhões garantidos pelo Finep, que ajudaram no desenvolvimento de um caminhão elétrico extra-pesado, que consegue tracionar 64 toneladas de carga. Podendo realizar 50 viagens diárias, o caminhão da Lume ficará pronto em 2027.

A operação, ainda em testes de campo, deve ocorrer somente em 2028 e facilitará muito a movimentação de cargas em terminais aeroportuários, portuários e de distribuição.

Sem intervenção humana, mesmo por controle remoto, o novo caminhão elétrico e robotizado elimina os riscos para os motoristas em operações perigosas, representando inclusive um produto de exportação importante para o Brasil.

A Lume Robotics posiciona assim o Brasil entre o seleto grupo dos países que dominam a tecnologia de mobilidade autônoma, sendo um mercado que, segundo estudo da Strategy Analitics, movimentará cerca de 800 bilhões de dólares até 2035 e mais de 7 trilhões de dólares até 2050.

Então, já ter um caminhão robotizado operando no mercado nacional, ajuda a fomentar todo um segmento ainda não explorado.

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X