geparda up 1
Quando você é um adolescente com menos de 18 anos, dirigir não é fácil na maioria dos lugares do mundo. Sim, existem regiões, estados e países que permitem que jovens até mesmo de 14 anos possam dirigir legalmente.
Na Alemanha, por exemplo, existe um carro bem conhecido dos brasileiros que agora poderá ser guiado por jovens de 16 anos, porém, ele foi modificado de tal forma que lembra outro carro nacional, o primeiro deles, aquele pequenino de 1956.
Estamos falando de um Volkswagen Up customizado, mas não aquele que você vê todo santo dia nas ruas. Primeiro, ela nem carrega o logotipo da marca alemã, mas de uma tal de Geparda. Se você nunca ouviu falar, nós também não.
Na Alemanha, a verdadeira terra dos automóveis, as regras para condução de veículos automotores são bem mais complexas que as nossas. Lá também não se pode guiar um carro com menos de 18 anos. Então, como isso funciona?
A Geparda usou as regras a seu favor (isso nos fez lembrar de Radim Passer e seu Bugatti Chiron) ao converter um Volkswagen Up num triciclo. Bom, não é exatamente um triciclo nos termos que imaginamos.
geparda up 2
Lembra do primeiro carro nacional? Sim, estamos falando do italiano naturalizado, o Romi-Isetta. Ele também se parecia com um triciclo, mas apenas na aparência, já que tinha quatro rodas. As duas traseiras ficavam bem juntas sob a carroceria.
É exatamente isso que a Geparda fez no pequeno Up, classificado assim pelos alemães como um triciclo. Nesse caso, ele se encaixa na categoria L5e, o que garante que menores de 16 anos, usando uma carteira categoria 125 ou classe A1, possam dirigir esse estranho carro.
Na prática, estão liberados com a mesma licença para tdirigir de uma moto de 125 cilindradas, já quer na Europa, é comum que as faixas etárias a partir de 14 anos (50 cc) possam guiar motos de acordo com a cilindrada.
Como triciclo se encaixa nisso, o Geparda Up pode levar um adolescente de 16 anos até 110 km/h, mesmo com seu motor 1.0 MPi limitado a apenas 20 cavalos…
Tendo barra estabilizadora H&R na frente e molas Eibach na traseira, o Up da Geparda é completo como o VW e custa nada menos que € 20.000 ou R$ 108,2 mil. Pois é, dirigir cedo tem seu preço.
No final, tecnicamente conforme as regras alemãs, qualquer carro poderia ser convertido em triciclo… Então, imagine uma perua VW Passat Variant com “três rodas”…
COMPARTILHE
TwitterFacebookWhatsAppLinkedInPinterestQuer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!