Conheça uma Quantum 1989 que anda sozinha e está viralizando nas redes sociais; dono de perua clássica da Volkswagen investiu menos que um salário mínimo

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Se lá em 1989 você (se já estivesse nesse mundo, é claro) visse uma Volkswagen Santana Quantum rodando sem motorista, o que pensaria? Provavelmente acreditaria ser mais uma das muitas pegadinhas, ou melhor, “câmeras escondidas” do Programa Silvio Santos, não é mesmo?

Em 1989, certamente, mas em pleno 2024, a perua de luxo da VW se tornou clássica de entusiastas apaixonados pelo que a marca alemã tinha de melhor no final dos anos 90, um ano com muita história para contar.

Mas a história aqui é de um brasileiro que decidiu ver sua clássica da Volkswagen dirigir como aqueles carros do programa do SBT. Mateus Rodrigues Reis, um técnico de automação industrial, nem era nascido quando a perua foi fabricada naquele ano.

Com 25 anos, muita criatividade e conhecimento técnico, Mateus converteu a Quantum CL 2.0 de 1989 em um carro autônomo e com ela vem chamando atenção nas redes sociais no perfil @jrindustrias , onde a perua da VW se tornou viral.

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Tendo investido somente R$ 900, menos que um pacote opcional ADAS com controle de cruzeiro adaptativo em qualquer carro mais recente, Mateus construiu um dispositivo com peças recicladas, que permite à Quantum CL rodar sem motorista.

Referindo-se ao Auto Pilot da Tesla, Mateus Reis explicou ao site UOL: “Eu sempre gostei de tecnologia e queria fazer algo diferente com o Santana, que era do meu pai. A ideia de transformá-lo em uma espécie de ‘Tesla’ caseiro surgiu como uma brincadeira, mas logo percebi que era possível torná-la realidade”.

Como já mencionamos, não bastaram apenas os R$ 900 e a criatividade para desenvolver o sistema, mas seu conhecimento em desenvolvimento de sistemas e automação industrial.

O projeto consiste numa placa microcontroladora Arduino para gerenciar os movimentos de direção e pedais, assim como  tablet adaptativo no painel como multimídia, tendo ainda um sistema computacional de direção para monitorar os veículos a frente e evitar colisões.

Também adicionou um tablet no painel e um aplicativo de comando de voz, onde dá ordens ao veículo. Mateus já conseguiu que a Quantum saia da garagem e rode em baixa velocidade na primeira marcha, já que a transmissão é manual.

Sobre a transmissão, Mateus comentou: “Temos passado por muitas dificuldades e perrengues nesses testes. Até porque é um carro de 35 anos que estava parado havia sete. O primeiro teste foi no início de agosto. O próximo passo é automatizar o câmbio e adicionar mais recursos tecnológicos, como sensores de estacionamento e câmera de ré”.

O jovem finalizou: “A ideia é mostrar que é possível inovar e desenvolver tecnologias de ponta sem a necessidade de grandes investimentos”.

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X