Contra chineses, Ford poderia resgatar Ka, Fiesta e Focus como elétricos de baixo custo

ford fiesta 2021 1
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Os chineses estão forçando os fabricantes da Europa a criar novos produtos com foco no preço, afinal, carros elétricos de marcas como a BYD, Zeekr e Lynk & Co estão entrando no velho continente com preços agressivos.

Assim, vários players locais estão se movendo para barrar o avanço chinês e isso significa desenvolver carros elétricos mais baratos, algo difícil num ambiente europeu de alto custo e muita tecnologia.

A Ford Europa também se moveu nessa direção, já que sua gama de carros elétricos locais é mesmo para a classe média europeia com F-150 Lightning, Mustang Mach-E, E-Tourneo Custom e Explorer Electric.

Já sem Fiesta e Ka, bem como EcoSport, a Ford Europa tem poucos carros tidos como baratos por lá, mas somente a combustão. Fazer elétricos será um desafio que já consumiu dois anos de desenvolvimento da empresa.

Jim Farley, CEO da Ford, revelou a ideia de produzir “vários” carros elétricos de baixo custo para conter os chineses, baixando assim o preço médio de venda da marca. Só na França, os modelos eletrificados do oval azul estão acima de € 45.000.

A ideia é ter carros com preços na casa dos € 25.000, o que, na prática, significaria recriar modelos como Puma ou mesmo ressuscitar o Fiesta como um crossover elétrico barato. Talvez, nessa brincadeira de descer a ladeira dos preços, até o Ka volte à vida.

É tentador pensar num retorno de Ka e Fiesta como crossovers de até 4,00 m e 4,10 m, respectivamente. Eles seriam rivais também de produtos como os VW ID.1 e ID.2, assim como dos Renault R4 e R5, por exemplo.

Nessa história, até mesmo o Focus pode ressurgir elétrico e na forma de um SUV acima de um E-Puma, ficando abaixo do Explorer. Nomes fortes a Ford tem na Europa e eles poderiam cruzar o oceano até a América do Norte, onde pelo menos um deles custaria na casa dos US$ 20.000 ou US$ 25.000.

[Fonte: Auto Plus ]

 

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Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X