
Em um dos casos mais inusitados já registrados no mundo automotivo, a Hyundai está promovendo um recall do sedã de luxo Genesis G90 por conta… da cor da pintura.
Modelos pintados na tonalidade “Savile Silver” estão apresentando um defeito peculiar: o acabamento metálico estaria interferindo no radar frontal do veículo, causando ativações indevidas dos freios em situações de baixa velocidade.
Segundo documentos oficiais enviados à NHTSA, agência de segurança viária dos EUA, o problema pode afetar até 483 unidades do G90 fabricadas entre 2023 e 2026, mas a estimativa é que apenas 1% dos veículos realmente apresentem a falha.
O defeito está restrito a exemplares com o assistente de condução semiautônomo Highway Driving Assist (HDA) ativado e que tenham sido pintados especificamente na cor Savile Silver.
Veja também
A falha técnica ocorre devido ao reflexo dos sinais de radar na composição metálica da pintura, especialmente o alumínio, que pode simular a presença de um carro se aproximando lateralmente, acionando o sistema de frenagem de forma inesperada.

O comportamento é mais comum em velocidades abaixo de 20 km/h, com o HDA ativado, ou durante mudanças de faixa com o recurso Lane Change Assist acionado pelo motorista.
A Hyundai afirma que a anomalia não ocorre em modelos com outras cores, e orienta os proprietários a não utilizarem o sistema HDA até que a correção seja realizada.
Para resolver o problema, a marca vai aplicar um vedante no feixe frontal do para-choque, evitando a propagação dos sinais de radar por áreas indesejadas.
A produção dos G90 na cor Savile Silver foi suspensa em 2 de novembro e só será retomada após a adoção definitiva da solução na linha de montagem.
A notificação oficial aos concessionários está marcada para 30 de janeiro de 2026, mesma data prevista para o início do contato com os clientes.
O problema também estará registrado no sistema de busca por número de chassi (VIN) da NHTSA, permitindo que os donos verifiquem se seus veículos estão envolvidos.
Apesar da gravidade em potencial, a falha ocorre em situações de baixa velocidade e não foi registrada em cenários de tráfego em alta. Ainda assim, trata-se de um comportamento inaceitável para um sedã de quase seis dígitos, voltado ao segmento de luxo.
Com isso, o Genesis G90 conquista, sem esforço, o título de recall mais inusitado do ano — um lembrete de que até os detalhes mais triviais, como uma cor de tinta, podem ter impacto direto na segurança veicular.
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:
Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias










