Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

Ao unir o enorme sucesso que o Corolla faz no mercado brasileiro com a grande procura pelo segmento de SUVs, a Toyota tinha preparado um dos principais lançamentos do ano: o Corolla Cross 2022.


O utilitário com proposta urbana chega com a força da marca para enfrentar vários concorrentes de peso, especialmente o Jeep Compass, que domina o mundo dos modelos mais altos junto com o Renegade. A grande diferença para o rival é a oferta de versões híbridas, em vez de apostar na motorização a diesel.

Confira todos os detalhes do Corolla Cross 2022!

A expectativa em torno do lançamento do Corolla Cross começou em 2018, quando o nome foi patenteado na Europa.

Corolla Cross – detalhes

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

O que se imaginava naquele ano de 2018 acabou sendo bem diferente do produto final apresentado pela Toyota.

De início, acreditava-se que o Corolla Cross poderia ser apenas uma versão aventureira do hatch, carroceria que muitos brasileiros nem sabem que existe lá fora. Passado algum tempo, as informações foram na direção da versão perua, fazendo surgir inclusive algumas projeções de como ele poderia ser lançado.

Foi apenas em 2020 que tudo ficou mais claro, quando o SUV foi flagrado na Tailândia e depois no Brasil, deixando claro que a carroceria escolhida pela marca era mesmo aquela que teria mais chances de sucesso no momento.

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

Além disso, fontes revelaram que o Corolla Cross 2022 seria um modelo global e que sua produção ocorreria inclusive no Brasil, aumentando a expectativa em torno de seu lançamento em nosso mercado.

Tudo isso ficou para trás quando finalmente a Toyota revelou o Corolla Cross, que foi lançado oficialmente em 11 de março de 2021 e com as vendas se iniciando no dia 25 do mesmo mês.

O novo anti-Compass da marca japonesa chegou com 4.460 mm de comprimento, 1.620 mm de altura, 1.825 mm de largura e 2.640 mm de entre-eixos, revelando ser um pouco maior e mais baixo que o modelo da Jeep.

Oferecendo 4 versões de acabamento, ele vem com o motor 2.0 flex (nas versões XR e XRE) ou com o 1.8 híbrido flex (XRV e XRX), com preços entre R$ 139.990 e R$ 179.990.

Além disso, a marca também anunciou a versão especial de lançamento Special Edition, limitada a 1.200 unidades e que ficará por um tempo como a topo de linha, por R$ 183.980.

Um projeto pensado com muito cuidado

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

De início pode parecer que o Corolla Cross 2022 nada mais é que o aproveitamento de duas situações extremamente favoráveis, como o sucesso do sedã e a busca por um lugar ao sol no segmento mais procurado do momento.

Mas a Toyota garante que, apesar de usar a mesma plataforma e ter o interior praticamente igual, os dois modelos tem personalidade própria. Ou seja, o Corolla Cross teve um desenvolvimento pensado com cuidado desde o início.

A concepção do SUV teve como base quatro aspectos principais. O primeiro foi a robustez, com visual que transmite força e elegância, além da altura elevada que é o sonho da maioria dos brasileiros ao procurar um carro novo.

Outro ponto foi o espaço interno, esse sim um detalhe muito importante para um modelo que visa transportar famílias maiores.

No caso do Corolla Cross 2022, isso significou ampliar a altura do teto, dar mais conforto para pessoas de maior estatura, ter janelas com áreas maiores para transmitir uma sensação espaçosa e oferecer um porta-malas de tamanho suficiente, que nesse caso tem 440 litros (30 litros a mais que o Compass).

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

Mas vale destacar que o SUV tem um extre-eixos 2 cm mais curto que o sedã, o que mostra que o espaço para as pernas foi levemente prejudicado e não há um espaço tão generoso como a marca afirma.

O terceiro pilar citado pela marca é a dirigibilidade e conforto na condução, já que o SUV tem 120 mm a mais que o sedã, o que dá uma sensação de visibilidade melhorada. Ainda nesse ponto, a plataforma GA-C ainda garante o conforto e a segurança buscados pela marca.

Finalmente, o quarto item é a segurança. Desde sua versão mais barata, o Corolla Cross 2022 vem com sete airbags e câmera de ré, além de oferecer o pacote Toyota Safety Sense (com vários outros itens, como você lerá abaixo) nas versões híbridas.

Esses quatro pontos agora serão colocados em prática na produção do novo modelo, que exigiu um investimento de R$ 1 bilhão na fábrica da Toyota em Sorocaba, SP. Isso resultou no fim da produção do Etios, o que vai abrir espaço para a novidade abastecer o mercado nacional e mais 22 países da América Latina e Caribe, conforme planeja a marca.

Visual novo por fora, mas por dentro parece um Corolla

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

Havia uma grande expectativa em torno do visual do Corolla Cross 2022, já que o fator design ainda é um dos principais quesitos levado em conta pelos brasileiros ao comprar um novo SUV.

E parece que a marca acertou nesse ponto, pelo menos quando vemos a reação inicial do público em seu lançamento.

A dianteira do Corolla Cross lembra alguns modelos da Lexus e tem uma enorme grade trapezoidal preta, com o logo da marca ao centro (símbolo que tem acabamento em azul nas versões híbridas).

A parte inferior apresenta um estilo off-road com o uso de plástico, ainda que esse ambiente não seja o foco do modelo.

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

Os faróis tem um desenho chamativo e afilado, sendo de halogêneo na versão mais barata e de LED nas outras três. Já os faróis de neblina são de LED em todas as configurações, que também contam com as luzes diurnas (DRL).

O acabamento em plástico ao centro do para-choque dianteiro tem uma continuidade por toda a lateral, com essa peça aparecendo na parte inferior das portas e sendo complementada pelo contorno das caixas de roda. Por falar nelas, todas as versões contam com rodas de liga leve, com 17 ou 18 polegadas.

As maçanetas são sempre pintadas na cor da carroceria e o contorno das janelas é cromado nas versões híbridas. Além disso, o teto conta com o rack de teto longitudinal, um item quase obrigatório nesse segmento.

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

Chegando à traseira, vemos que as lanternas do Corolla Cross 2022 seguem a receita dos faróis, com estilo horizontal e invadindo bastante as laterais.

O para-choque de plástico confirma a intenção da marca de querer um visual mais robusto. A parte traseira do teto tem a antena em estilo barbatana e um spoiler.

Se o exterior do Corolla Cross 2022 apresenta os acertos da marca para um modelo com novo visual, no interior ela não se arriscou tanto e manteve quase tudo exatamente igual ao que vemos no sedã. Não podemos dizer que isso seja um defeito, já que o Corolla tem feito bastante sucesso no Brasil, sendo líder de sua categoria nos últimos anos com certa folga.

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

Uma das principais diferenças (e um dos pontos mais comentados em relação ao interior) é a troca do freio de estacionamento convencional por um pedal do lado esquerdo, como vemos no Prius e como vários carros costumavam apresentar antigamente.

Se era para trocar alguma coisa, não seria melhor ter acrescentado o botão para acionamento elétrico?

Outro detalhe importante que você logo vai notar ao comparar o interior dos dois Corollas é o acabamento. Enquanto o sedã oferece um painel mais suave ao toque, o SUV fica com o plástico rígido, o que torna difícil entender o sucesso que modelos desse tipo fazem.

Mesmo sendo mais caros e com acabamento inferior, vendem mais que sedãs e hatches.

Como será a briga com o Jeep Compass?

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

Poucas marcas estão tão tranquilas no mercado brasileiro quanto a Jeep, que em 2020 vendeu 109.831 unidades no segmento dos SUVs, o que representou 20,8% do total das vendas entre esses modelos.

O Compass foi responsável por quase 53 mil emplacamentos desse total, o que mostra seu enorme sucesso entre os utilitários que custam caro. Se ninguém havia conseguido incomodá-lo até então, esse será o principal objetivo do Corolla Cross.

Certamente esperamos por uma briga interessante entre os dois modelos, especialmente após o final do primeiro semestre, quando o produto da Toyota já estará bem conhecido no mercado. Mas o que cada um terá para oferecer?

Logo de início, fica claro que eles tem propostas diferentes. Enquanto o modelo da Jeep oferece versões flex ou diesel, o que lhe dá um pouco mais de aptidão off-road, o novo Toyota aposta nos conhecidos motores do Corolla, incluindo as versões híbridas flex, sendo apenas o segundo modelo no mundo a oferecer essa tecnologia com etanol.

Além disso, o Corolla Cross tem apenas 161 mm de altura livre do solo, contra 207 mm do Compass flex e 218 mm das versões a diesel. O ângulo de entrada também aponta uma grande diferença a favor do modelo da Jeep: 28,7 graus contra apenas 21 graus.

Por outro lado, a altura do solo inferior do Corolla Cross 2022 vai proporcionar uma tocada de sedã ou perua, e isso pode agradar uma parte do público que busca um SUV. Convenhamos, a maioria desses clientes jamais colocará seu carro numa estrada de terra.

Quem vai vencer essa briga só o tempo dirá, mas vai ser interessante ver dois concorrentes de peso brigando no mesmo segmento com armas tão diferentes.

Corolla Cross – versões

  • Corolla Cross XR 2.0 Flex
  • Corolla Cross XRE 2.0 Flex
  • Corolla Cross XRV Hybrid Flex
  • Corolla Cross XRX Hybrid Flex
  • Corolla Cross XRX Special Edition

Cores: Branco Polar (sólido); Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e Azul Netuno (metálicas); Branco Lunar (perolizada).

Corolla Cross – equipamentos

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

Corolla Cross XR 2.0 Flex – motor 2.0 flex de 169/177 cv e 21,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de 10 marchas.

ITENS DE SÉRIE: sete airbags, controles de tração e estabilidade, computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas, assistente de partida em rampa, bancos em tecido, painel em Black Piano, cluster analógico, barras no teto, spoiler traseiro, ar-condicionado automático, banco traseiro bipartido, direção elétrica, 3 USB (2 traseiros), saída de ar no banco traseiro, trio elétrico com rebatimento dos retrovisores de forma automática, luzes diurnas, freio de estacionamento no pedal, câmera de ré, multimídia de 8 polegadas, com Android Auto e CarPlay, faróis de neblina em LED, rodas de liga leve aro 17 polegadas, pneus 215/60 R17, sensor crepuscular, sensor de estacionamento, alarme, alerta de oscilação, Isofix, seis alto-falantes e antena barbatana.

Corolla Cross XRE 2.0 Flex – motor 2.0 flex de 169/177 cv e 21,4 kgfm de torque, com câmbio CVT de 10 marchas.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + bancos em couro preto, banco traseiro com apoio de braço dotado de porta-copos, chave presencial com botão de partida, rodas aro 18 polegadas com pneus 225/50 R18, piloto automático, retrovisor eletrocrômico, faróis de LED, lanternas em LED, volante com paddle shift (exclusivo dessa versão), guias na câmera de ré e sensor de chuva.

Corolla Cross XRV Hybrid Flex – motor 1.8 híbrido flex com 122 cv e 16,6 kgfm de torque.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + grades em cinza, prata e detalhes cromados no exterior, faróis full LED, sensor de estacionamento dianteiro, pacote Toyota Safety Sense (com piloto automático adaptativo, farol alto automático, alerta de permanência em faixa e alerta pré-colisão com detector de pedestres e ciclistas), modo Power, alerta de tráfego cruzado, entre outros.

Corolla Cross XRX Hybrid Flex – motor 1.8 híbrido flex com 122 cv e 16,6 kgfm de torque.

ITENS DE SÉRIE: tela de 7 polegadas no painel de instrumentos, regulagem elétrica para o banco do motorista, ar-condicionado dual zone, acabamento diferenciado no interior em couro bege, teto solar elétrico, rodas escurecidas, entre outros.

Corolla Cross XRX Special Edition – motor 1.8 híbrido flex com 122 cv e 16,6 kgfm de torque.

ITENS DE SÉRIE: itens acima + carregador por indução para celular, estribo lateral, soleira nas portas, bandeja do porta-malas, entre outros.

Corolla Cross – preços

  • Corolla Cross XR 2.0 Flex – R$ 139.990
  • Corolla Cross XRE 2.0 Flex – R$ 149.990
  • Corolla Cross XRV Hybrid Flex – R$ 172.990
  • Corolla Cross XRX Hybrid Flex – R$ 179.990
  • Corolla Cross XRX Special Edition – R$ 183.980

Corolla Cross – motor

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

A proposta da Toyota com seu novo Corolla Cross 2022 no mercado brasileiro é oferecer exatamente a mesma motorização do sedã, o que parece uma ideia acertada.

As duas versões mais baratas (XR e XRE) vem com o motor 2.0 flex, que tem disposição transversal, injeção direta e multiponto, 4 cilindros em linha e 16 válvulas.

Ele entrega 169 cv com gasolina e 177 cv com etanol, sempre a 6.600 rpm, enquanto seu torque máximo de 21,4 kgfm ocorre a 4.400 rpm, independentemente do combustível usado. O câmbio é o CVT de 10 marchas.

A outra opção, que é oferecida nas duas versões mais caras (XRV e XRX), além da Special Edition, é o conjunto híbrido. Ele tem o motor 1.8 de 98 cv com gasolina e 101 cv com etanol, a 5.200 rpm, além de 14,5 kgfm de torque a 3.600 rpm.

Esse motor está ligado a outros dois propulsores elétricos, o que gera uma potência combinada de 122 cv e 16,6 kgfm. O câmbio CVT é diferente do usado nas versões a combustão por não oferecer simulação de marchas.

Corolla Cross – desempenho

Confira os números do desempenho do Corolla Cross na aceleração de 0 a 100 km/h e na velocidade final:

  • Corolla Cross 2.0 Flex – 9,8 segundos e 195 km/h
  • Corolla Cross 1.8 Híbrido – 13 segundos e 170 km/h

Corolla Cross – consumo

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

Se as versões híbridas do Corolla Cross 2022 não empolgam tanto na aceleração, quando falamos sobre seu consumo fica claro o motivo que levará muitos a pagar um pouco mais para tê-las na garagem. Especialmente nos trechos urbanos, onde os modelos híbridos realmente se destacam, os números são excelentes, chegando a 17 km/l com gasolina.

Veja o consumo do Corolla Cross em todas as suas versões e em diferentes situações:

CONSUMO CIDADE:

  • Corolla Cross 2.0 Flex – 8 km/l com etanol e 11,5 km/l com gasolina
  • Corolla Cross 1.8 Híbrido – 11,8 km/l com etanol e 17 km/l com gasolina

CONSUMO ESTRADA:

  • Corolla Cross 2.0 Flex – 9 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina
  • Corolla Cross 1.8 Híbrido – 9,6 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina

Corolla Cross – manutenção e revisão

Corolla Cross 2022: versões, motor, consumo, equipamentos

O Corolla Cross 2022 tem cinco anos de garantia sem limite de quilometragem (para pessoa jurídica existe o limite de 100.000 km), desde que sejam respeitadas as revisões obrigatórias a cada 10.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

Além disso, as versões híbridas contam com uma garantia estendida de 8 anos para bateria híbrida, inversor/conversor, módulo de controle da bateria híbrida e módulo de controle de energia.

O total das revisões até os 60.000 km para as versões 2.0 flex é de R$ 4.620,33, enquanto as versões híbridas custam R$ 4.625,06 no mesmo período. A diferença entre os dois modelos acaba sendo menor que no caso do Corolla, onde a versão híbrida custa R$ 370 a mais que o modelo convencional.

Revisão

Custo

Custo

Quilometragem

Preços 2.0 Flex

Preços 1.8 Híbrido

10.000 km

R$ 384,33

R$ 443,06

20.000 km

R$ 831,00

R$ 846,00

30.000 km

R$ 561,00

R$ 600,00

40.000 km

R$ 1.155,00

R$ 1.182,00

50.000 km

R$ 558,00

R$ 594,00

60.000 km

R$ 1.131,00

R$ 960,00

Corolla Cross – ficha técnica

Motor

Motor 2.0 Flex

Motor 1.8 Híbrido

Tipo

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Dianteiro transversal, Gasolina e Etanol

Número de cilindros

4 em linha

4 em linha

Cilindrada em cm3

1987

1798

Válvulas

16

16

Taxa de compressão

13:1

13:1

Injeção eletrônica de combustível

Direta e indireta, Multiponto

Multiponto

Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 169 cv @ 6600 rpm / Etanol: 177 cv @ 6600 rpm

Gasolina: 98 cv @ 5200 rpm / Etanol: 101 cv @ 5200 rpm

Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484)

Gasolina: 21,4 kgfm @ 4400 rpm / Etanol: 21,4 kgfm @ 4400 rpm

Gasolina e etanol: 14,5 kgfm @ 3600 rpm

Transmissão

Tipo

CVT de 10 marchas

CVT

Freios

Tipo

Disco ventilado / disco sólido

Disco ventilado / disco sólido

Direção

Tipo

Elétrica

Elétrica

Suspensão

Dianteira

McPherson, independente

McPherson, independente

Traseira

Eixo de torção

Eixo de torção

Rodas e Pneus

Rodas

Liga Leve de 17 ou 18 polegadas

Liga Leve de 18 polegadas

Pneus

215/60 R17 ou 225/50 R18

225/50 R18

Dimensões

Comprimento total (mm)

4460

4460

Largura sem retrovisores (mm)

1825

1825

Altura (mm)

1620

1620

Distância entre os eixos (mm)

2640

2640

Capacidades

Porta-malas (litros)

440

440

Tanque (litros)

47

36

Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (kg)

450

450

Peso em ordem de marcha (kg)

1420

1400

Vão livre do solo (mm)

161

161

Corolla Cross – fotos

Viny Furlani

Formado em Gestão de Negócios, trabalha no segmento automotivo há mais de 17 anos. Em 2009, passou a escrever avaliações e notícias sobre carros, totalizando mais de 2.000 artigos, em vários sites. Além das matérias escritas para o NA, também cuida das mídias sociais do site.