Corvette 2022: detalhes, motor, versões, desempenho

chevrolet corvette z06 2023 8

O Chevrolet Corvette Stingray (denominação oficial) atual é um novo carro e inédito em relação às sete gerações anteriores. O clássico esportivo americano é considerado um dos ícones da cultura dos EUA.


Na atual geração, conhecida como C8, o Corvette mudou completamente, praticamente da água para o vinho, trazendo o motor V8 da frente para a parte central, assumindo assim uma configuração bem europeia.

Com visual bem esportivo, o Novo Corvette é oferecido nos EUA em carrocerias cupê e conversível, mas somente em uma única versão, a LT. Parece estranho, mas é assim que a GM vê sua atuação no mercado.

No entanto, no versão americano de 2022, no meio do ano, a GM irá disponibilizar a versão mais esportiva da nova geração, o Corvette Z06.

Primeiro carro da GM com motor central desde o Pontiac Fiero dos anos 80, o Corvette C8 usa o moderno LT2 com injeção direta de combustível, porém, fiel às raízes, o propulsor é um OHV.

Corvette – projeto

chevrolet corvette z06 2023 1

Ou seja, seu comando de válvulas fica no bloco e aciona os balancins nos cabeçotes através de varetas, como nos clássicos motores Big Block dos anos 60.

Da mesma forma, tem somente duas válvulas por cilindro e possui construção em alumínio, com camisas em ferro fundido. Apesar de parecer arcaica, a arquitetura emprega tecnologias bem modernas.

O LT2 do Corvette Stingray tem 6.2 litros e aspiração natural, funcionando tanto com gasolina quanto com E85, tendo 497 ou 502 cavalos a 6.450 rpm.

Neste V8 central, o Corvette possui 64,0 ou 64,7 kgfm a 5.150 rpm, respectivamente nas versões Standard e Performance Exhaust.

Já o Corvette Z06 tem outro motor, um V8 de nova geração chamado LT6, que faz parte do projeto Gemini.

chevrolet corvette z06 2023 2

Trata-se de um pequeno propulsor de alumínio de 5.5 litros com aspiração natural, feito para se contrapor ao Ford Voodoo V8 5.2 do Shelby Mustang GT 350.

Com 679 cavalos a 8.400 rpm e 63,4 kgfm a 6.300 rpm, o LT6 faz o Corvette Z06 ir de 0 a 100 km/h em incríveis 2,6 segundos.

O Corvette padrão faz de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e no pacote Z51, com o Performance Exhaust incluído, o bólido americano faz o mesmo em 2,8 segundos.

Tendo transmissão automatizada de dupla embreagem banhada a óleo da Tremec, modelo TR-9080, o Corvette tem oito marchas e modos de condução para fazer valer sua fama de superesportivo americano.

Em todos os casos citados, a tração é sempre traseira, mas já é esperado no futuro, opções AWD, como a própria Chevrolet indica em seu site americano, com a citação ao RWD no caso do Corvette Stingray.

chevrolet corvette z06 2023 3

Produzido em Bowling Green, Kentucky, o Corvette atual tem fila de espera desde 2020 e já enfrentou paralisações, assim como falta de peças e componentes, que alteraram as versões.

A GM não fala sobre a capacidade de produção e nem adianta os detalhes da versão LZ do Z06, que terá três níveis de equipamento, mais os pacotes de personalização e performance exclusivos.

No Corvette Stingray, existem quatro pacotes de personalização, mas somente o Z51 Performance Package é o que faz diferença no desempenho e dirigibilidade do carro. Ele pode ser adquirido em qualquer das opções da versão LT.

Como os anteriores, o Corvette C8 é feito para dois e apresenta padrões de acabamento interno nas cores preto, marrom, bege, cinza e vermelho, além de combinações de preto/azul, vinho/vermelho, preto/cinza/amarelo, preto/cinza, preto/vermelho e preto/cinza/vermelho.

Até a cor dos cintos pode ser escolhida, entre outras coisas. Detalhes do acabamento, guarnição e painel podem ser modificados no configurador da Chevrolet, que possibilidade uma infinidade de combinações.

corvette fabrica 4

Pode-se optar também por bancos mais esportivos, ainda que mesmo na versão 1LT, a opção de entrada. No Corvette, não faz muita diferença os níveis da versão LT, mas sim o pacote Z51.

Com quatro opções de rodas de alumínio aros 19 (na frente) e 20 (atrás) polegadas, o Corvette tem ainda duas opções de pneus da Michelin, sendo uma para desempenho.

A gama de opcionais é extensa, tendo individualmente diferencial de deslizamento limitado (eLSD), suspensão adaptativa Magnetic, freios Edge ou Brembo, logotipia diferenciada, cobertura do motor estilizada e até caixas de ferramentas…

A gama de acessórios e opcionais impressiona e até mesmo pode-se obter um número de chassi escolhido pelo cliente, tal a capacidade de GM de atender tudo isso em meio à atual situação de falta de chips.

chevrolet corvette z06 2023 4

Visualmente expressivo, o Corvette tenta não parecer tão europeu por fora, evitando linhas muito agressivas e retilíneas.

Por dentro, o Corvette abraça o motorista com um cockpit muito atraente, especialmente com as opções de cores e detalhes, com cluster digital configurável e multimídia de tela plana.

O túnel central elevado e inclinado para o condutor, tendo botões de marcha e touchpad, chama atenção, assim como os bancos de design altamente esportivo, que superam muito a geração anterior.

Corvette – detalhes

chevrolet corvette z06 2023 5

O Corvette tem frente curta com faróis full LED bem afilados, tendo ainda capô pequeno e perfil em cunha do frontal, com logotipo do modelo sobre a carroceria.

O para-choque tem entradas de ar grandes nas laterais, junto aos spoilers, com duas entradas de ar centrais e moldura preta sobre a entrada de ar.

Nas laterais, o Corvette tem entradas de ar volumosas com molduras em preto brilhante para aspiração do motor, enquanto as portas não possuem batentes nas janelas, nem nas vigias traseiras, que se abrem.

As maçanetas ficam nas bordas das tomadas de ar e sobre a tampa do motor, existe uma vigia longa.

Na traseira, o aerofólio integrado é do pacote Z51, com lanternas duplas em LED, bem como duas saídas de ar do motor e para-choque com difusor de ar e também com quatro saídas de escape.

chevrolet corvette z06 2023 6

As rodas de liga leve têm aro 19 polegadas, tendo pneus 245/35 ZR19 na frente e 305/30 ZR20 atrás. Os pneus são Michelin Pilot Sport All Season 4 e 4S.

Dentro, o ambiente tem duplo cockpit, com o do motorista voltado para o assento, tendo volante hexagonal em couro com marcador 12 horas e dois raios com paddle shifts.

O cluster é digital e configurável, com HUD na parte superior e uma tela de multimídia plana de 12 polegadas.

Tem ainda console elevado com inclinação para o motorista, tendo botões de marcha, mais um touchpad.

chevrolet corvette z06 2023 7

Há detalhes em alumínio no painel e portas, bem como porta-copos com tampa, assim como porta-objetos.

Chama atenção os comandos de assentos e climatização sobre a alça do console, num arranjo nunca visto em automóveis.

Com sistema de som Bose, o Corvette tem ainda bancos esportivos com elemento vazado e design bem expressivo. O teto da versão conversível se abre em poucos segundos, ocultando-se na carenagem superior.

Entre os encostos dos bancos há um alto-falantes duplo visual sofisticado. Para um carro superesportivo, o Corvette tem bastante espaço para bagagem com 356 litros.

Corvette – versões

chevrolet corvette z06 2023 9

  • 1LT Coupe
  •  2LT Coupe
  •  3LT Coupe
  •  1LT Convertible
  •  2LT Convertible
  •  3LT Convertible
  •  Z06 1LZ Coupe*
  •  Z06 2LZ Coupe*
  •  Z06 3LZ Coupe*
  •  Z06 1LZ Convertible*
  •  Z06 2LZ Convertible*
  •  Z06 3LZ Convertible*

(*) Versão só estreia no verão americano.

Equipamentos

chevrolet corvette z06 2023 10

Chevrolet Corvette 1LT Coupe – Motor V8 LT2 e câmbio de dupla embreagem com oito marchas, mais tração traseira, faróis de LED, lanternas em LED, rodas de liga leve aro 19 polegadas na frente e aro 20 atrás e alarme.

Vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos com rebatimento elétrico, retrovisor eletrocrômico, quatro saídas de escape, bancos esportivos em couro, cluster digital, multimídia com GPS e câmera de ré e projeção sem fio para Android Auto e CarPlay.

Bancos com aquecimento e ventilação, direção elétrica, ar condicionado dual zone, freios Edge, discos ventilados nas quatro rodas, modos de condução Weather, Tour, Sport, Track e My Mode.

Sistema de som de 10 alto-falantes da Bose, retrovisor com função câmera, entre outros.

Chevrolet Corvette 2LT Coupe – Itens acima, mais sistema de som Bose com 14 alto-falantes, câmera frontal, alerta de tráfego cruzado, alerta de ponto cego e navegação conectada.

Chevrolet Corvette 3LT Coupe – Itens acima, mais bancos esportivos GT2 com couro Nappa e molduras em fibra de carbono, bancos dianteiros com ajustes elétricos e lombar, e acabamento em couro personalizado e microfibra.

Chevrolet Corvette 1LT Convertible – Itens do 1LT Coupe, mais acionamento elétrico do teto retrátil.

Chevrolet Corvette 2LT Convertible – Itens do 2LT Coupe, mais acionamento elétrico do teto retrátil.

Chevrolet Corvette 3LT Convertible – Itens do 3LT Coupe, mais acionamento elétrico do teto retrátil.

Opcionais: Z51 Performance Package com aerofólio traseiro, Performance Exhaust, suspensão mais firme, diferencial de deslizamento limitado, pneus de desempenho, difusor de ar dianteiro, freios Brembo, diferencial mais curto e refrigeração reforçada.

Pacote de aparência Stingray R, pacotes de manutenção, pacotes de proteção do carro e proteção de estrada.

Chevrolet Corvette Z06 1LZ Coupe*

Chevrolet Corvette Z06 2LZ Coupe*

Chevrolet Corvette Z06 3LZ Coupe*

Chevrolet Corvette Z06 1LZ Convertible*

Chevrolet Corvette Z06 2LZ Convertible*

Chevrolet Corvette Z06 3LZ Convertible*

(*) Versão e detalhes só estreiam no verão americano de 2022.

Preços

  • 1LT Coupe – US$ 62.195
  •  2LT Coupe – US$ 69.495
  •  3LT Coupe – US$ 74.145
  •  1LT Convertible – US$ 69.695
  •  2LT Convertible – US$ 76.495
  •  3LT Convertible – US$ 81.145
  •  Z06 1LZ Coupe*
  •  Z06 2LZ Coupe*
  •  Z06 3LZ Coupe*
  •  Z06 1LZ Convertible*
  •  Z06 2LZ Convertible*
  •  Z06 3LZ Convertible*

(*) Versão só estreia no verão americano de 2022.

Corvette – motor

chevrolet corvette z06 2023 12

O Corvette tem dois motores listados para oferta nos EUA e mercados internacionais onde for vendido, o que não inclui o Brasil.

Ambos são V8, mas de concepções diferentes. O LT2 é o motor padrão do Corvette, tendo sua arquitetura baseada em um Small Block de 1954.

Construído para os tempos modernos, o LT2 tem construção em alumínio com camisas dos cilindros em ferro fundido.

Chamada Gen V, a geração atual de motores V8 da GM tem no LT2 um propulsor com comando OHV de duas válvulas por cilindro, acionadas naturalmente por varetas.

Dotado de injeção direta de combustível, o LT2 tem câmara de fluxo cruzado que queima gasolina e E85, tendo comando variável de abertura e fechamento no bloco.

Os cilindros possuem jatos de resfriamento dos pistões, tendo ainda gerenciamento eletrônico de controle de combustão, refrigeração do motor revisado e bomba de óleo de pressão variável.

Diferente de outros motores da série LT e da Gen V, o LT2 tem cárter seco por conta de sua posição central.

O sistema de refrigeração também difere do padrão da GM e por dispor de colocação central do motor e dutos mais longos até o bloco.

Com 6.162 cm³, o V8 LT2 6.2 tem aspiração natural e diâmetro x curso de 103,25 mm x 92 mm.

Ele entrega 497 cavalos a 6.450 rpm e 64 kgfm a 5.150 rpm, mas com o Performance Exhaust, os números sobem para 502 cavalos e 64,7 kgfm.

No Corvette Z06, o motor V8 é o LT6 da Geração VI de motores da GM, sendo um propulsor de concepção moderna, feito em alumínio e com cabeçotes de duplo comando de válvulas variável.

Esse motor possui válvulas de admissão revestidas de titânio e válvulas de escape com interior refrigerado a sódio, tendo ainda pistões de alumínio forjado e bielas de titânio forjado.

O LT6 tem coletor de admissão de duplo corpo e duas borboletas no corpo da injeção. Os coletores de escape tem quatro saídas em aço inox e o cárter tem 10 litros em reservatório separado.

Com 104,25 mm de diâmetro dos pistões e curso dos mesmos de 80 mm, o V8 LT6 5.5 é menor que o LT2 e também tem aspiração natural, com entrega de 679 cavalos a 8.400 rpm e 63,4 kgfm a 6.300 rpm.

Nos dois casos, a transmissão é a Tremec TR-9080, uma caixa de dupla embreagem com oito marchas. Ela é montada em longitudinal e com diferencial saindo direto para as rodas da suspensão traseira.

Desempenho

corvette conversivel 2020 2 1

  • Chevrolet Corvette Coupe – 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e 299 km/h
  • Chevrolet Corvette Convertible – 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e 299 km/h
  • Chevrolet Corvette Z06 Coupe – 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e 312 km/h
  • Chevrolet Corvette Z06 Convertible – 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e 312 km/h

Consumo

corvette conversivel 2020 3

  • Chevrolet Corvette Coupe – 6,4 km/l na cidade e 11,5 km/l
  • Chevrolet Corvette Convertible – 6,4 km/l na cidade e 11,5 km/l
  • Chevrolet Corvette Z06 Coupe*
  • Chevrolet Corvette Z06 Convertible*

(*) dados ainda não reveladas pela EPA.

Corvette – fotos

Autor: Ricardo de Oliveira

Técnico mecânico, formado há 26 anos. Há 15 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz nossos testes e avaliações.