
A crise habitacional da Califórnia está longe de ser novidade. O que muda, com o tempo, são as tentativas de lidar com seus efeitos — algumas mais ambiciosas, outras emergenciais.
Com o déficit de milhões de unidades habitacionais, o estado também enfrenta uma crise de pessoas em situação de rua, e uma parcela cada vez mais significativa desse grupo é formada por estudantes universitários.
Em meio a esse cenário preocupante, um projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Corey Jackson vem chamando atenção por sua proposta pouco convencional:
Obrigar universidades estaduais e faculdades comunitárias da Califórnia a criarem programas que permitam aos estudantes dormir em seus carros, de forma legal e segura, dentro dos campi.
Segundo dados recentes, um em cada quatro alunos das faculdades comunitárias do estado enfrentou algum tipo de insegurança habitacional no último ano.
Embora a proposta pareça extrema à primeira vista, para muitos ela é apenas uma tentativa de lidar com o que Jackson chamou de “dura realidade”.

Medida emergencial com inspiração real
A proposta não surgiu do nada. Ela se inspira em um programa piloto já implementado pelo Long Beach City College (LBCC), que passou a permitir, sob condições controladas, que alunos dormissem em seus carros no estacionamento da instituição.
A medida incluiu acesso a internet, banheiros e segurança no local, tudo por um custo de aproximadamente US$ 200 mil ao ano — o equivalente a menos de US$ 6 mil por aluno.
O próprio presidente-superintendente do LBCC, Mike Muñoz, tem experiência pessoal com o problema: ele já dormiu no carro durante sua vida universitária como pai solteiro.
Para ele, o programa representou uma resposta rápida e acessível para um problema urgente. “Sabíamos o nome e número de identificação de 70 alunos dormindo em carros. Precisávamos agir”, disse.
Universidades não apoiam a ideia
Apesar do exemplo positivo, tanto o sistema da California State University quanto o das faculdades comunitárias se posicionaram contra o projeto.
As instituições alegam falta de recursos financeiros e administrativos para implementar o plano, além de destacarem que a medida não resolve o problema estrutural da habitação estudantil.
Mesmo com propostas de Jackson para garantir financiamento específico e isenção de responsabilidade legal, a resistência permanece. “É apenas uma diferença de visão”, declarou o deputado.
“Eu acredito que estamos em uma crise habitacional e de pessoas em situação de rua, e todas as instituições precisam fazer sua parte.”
Estudantes apoiam, elite resiste
Do lado dos estudantes, a recepção é diferente.
O projeto tem apoio formal do Student Senate for California Community Colleges (SSCCC), que representa alunos das faculdades comunitárias.
Para Ivan Hernandez, presidente do grupo, a proposta é uma forma de garantir segurança mínima a quem já está sendo forçado a dormir no carro.
Ainda assim, o projeto enfrentará obstáculos políticos. No ano passado, proposta semelhante foi barrada no Senado estadual, sob justificativa de custos.
E mesmo entre legisladores democratas, o apoio a medidas que afetem interesses de grandes proprietários ou redirecionem verbas para causas sociais nem sempre é garantido.
A crítica mais comum é que permitir o uso de estacionamentos para pernoite possa desviar fundos de outros serviços estudantis.
Mas Hernandez rebate: “Os estudantes não criaram essa situação. O que o projeto faz é lidar com o que já está acontecendo.”
Com o preço do aluguel na Califórnia mais de 30% acima da média nacional, soluções estruturais podem demorar anos.
Para muitos estudantes, uma vaga de estacionamento segura pode ser a diferença entre continuar estudando ou abandonar a faculdade. E, às vezes, lidar com o presente é o único caminho possível enquanto o futuro não chega.

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