Crise nos elétricos: Stellantis adia o lançamento de mais dois modelos e foca na combustão interna

alfa romeo stelvio (1)
alfa romeo stelvio (1)

A Stellantis decidiu adiar mais dois lançamentos de veículos elétricos que estavam previstos para chegar ao mercado no ano que vem.

Desta vez, os afetados são os próximos Alfa Romeo Giulia e Stelvio em suas versões 100% elétricas, que agora só devem chegar em 2027.

Com isso, as versões a combustão dos dois modelos continuarão sendo vendidas nos Estados Unidos por pelo menos mais um ano.

O anúncio foi feito durante a apresentação da versão atualizada do SUV Tonale, segundo informações da imprensa europeia.

Veja também

A estratégia inicial da Stellantis previa que o Giulia e o Stelvio entrariam em nova geração em 2026, exclusivamente com motorização elétrica.

alfa romeo stelvio (3)
alfa romeo stelvio (3)

Agora, os planos mudaram: os próximos modelos deverão utilizar a plataforma STLA Large, que ainda está em processo de adaptação.

Enquanto isso, os modelos continuarão baseados na antiga arquitetura Giorgio, usada pela Alfa Romeo há quase uma década.

A nova geração poderá, inclusive, receber versões com motor a combustão, como o Hurricane de seis cilindros biturbo já usado em outros modelos da Stellantis, como o Dodge Charger Sixpack.

A mudança de planos segue uma série de decisões recentes da Stellantis que indicam uma desaceleração no avanço dos elétricos dentro do grupo.

alfa romeo stelvio (2)
alfa romeo stelvio (2)

A própria Ram cancelou o lançamento da picape elétrica Ram 1500 REV, optando por focar na variante com extensor de autonomia.

Além disso, o sedã elétrico Dodge Charger teve sua versão de entrada R/T cortada da linha, e rumores apontam que o esportivo topo de linha SRT Banshee também foi engavetado.

Em outra decisão controversa, a Stellantis anunciou a volta dos motores HEMI a modelos icônicos, como o Ram 1500 e o Jeep Wrangler Rubicon 392.

O Dodge Durango 2026, por exemplo, será oferecido exclusivamente com esse tipo de motorização.

alfa romeo stelvio (4)
alfa romeo stelvio (4)

Apesar dos adiamentos e cancelamentos, a empresa ainda mantém ao menos um lançamento elétrico em curso.

O CEO da Jeep confirmou que o Recon EV, SUV elétrico com visual inspirado no Wrangler, deve ser lançado em breve, com vendas previstas para começar na primavera de 2026 nos Estados Unidos.

Com mudanças estratégicas em diversos segmentos, a Stellantis parece estar apostando em uma transição mais gradual rumo à eletrificação, combinando motores térmicos e elétricos conforme as demandas de mercado.

A decisão reflete um cenário global em que as metas ambiciosas de eletrificação enfrentam revisões, atrasos e uma concorrência feroz, especialmente diante da desaceleração na adoção de EVs em algumas regiões.

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.