Ter uma plataforma única para um portfólio de marca é o sonho de todo fabricante de veículos e a Volkswagen já teve isso no passado, quando a plataforma com motor boxer a ar era padrão nas linhas Typ 1, 2 e 3, chegando mesmo ao Typ 4.
Agora, a VW quer algo semelhante, mas não apenas para sua própria marca e sim para as principais bandeiras do grupo, incluindo Audi e Porsche, além de Skoda, Cupra e talvez a Seat, se ela ainda existir até lá.
Esse “lá” começa em 2028, quando a Volkswagen iniciará a produção do crossover Trinity (sucessor do ID.4), o primeiro carro com a nova plataforma modular e escalável SSP, que terá sua primeira linha de montagem em Zwickau, na Alemanha.
O segundo SSP será o Novo Golf de nona geração (sucessor do atual e do ID.3), que sairá das linhas de Wolfsburg no mesmo ano, seguido dos próximos Tiguan e Touareg. Todos elétricos, eles se beneficiarão de uma plataforma cujo custo de desenvolvimento será 30% menor que a MEB.
Outro destaque da SSP é o sistema elétrico de 800 volts, que permitirá recarga rápida de até 80% em apenas 12 minutos, tendo ainda uma base de software que permitirá condução autônoma de Nível 4, porém, a VW espera mesmo que comece no Nível 2+ por questões legais.
Essa é a plataforma com a qual a VW quer ganhar dinheiro com serviços remotos, como compras ou acessibilidade, além de funcionalidades permanentes ou temporárias, ainda que a montadora não tenha definido isso, mas é o provável.
Os serviços pagos à parte são uma das ambições de vários fabricantes e a Tesla usa isso muito bem com seus carros elétricos. Segundo a Volkswagen, a Porsche usará uma variante chamada SSP Sport, específica para suas atribuições.
Por ora, a Volkswagen não dá muitos detalhes de como a SSP atuará em carros tão diferentes como um Golf hatchback ou um sedã de estilo cupê Panamera, por exemplo. Seja como for, essa será a arma definitiva de Wolfsburg contra Tesla e BYD.
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