Crossover Trinity será o primeiro VW com plataforma SSP; conheça os detalhes

vw trinity a
vw trinity a

Ter uma plataforma única para um portfólio de marca é o sonho de todo fabricante de veículos e a Volkswagen já teve isso no passado, quando a plataforma com motor boxer a ar era padrão nas linhas Typ 1, 2 e 3, chegando mesmo ao Typ 4.

Agora, a VW quer algo semelhante, mas não apenas para sua própria marca e sim para as principais bandeiras do grupo, incluindo Audi e Porsche, além de Skoda, Cupra e talvez a Seat, se ela ainda existir até lá.

Esse “lá” começa em 2028, quando a Volkswagen iniciará a produção do crossover Trinity (sucessor do ID.4), o primeiro carro com a nova plataforma modular e escalável SSP, que terá sua primeira linha de montagem em Zwickau, na Alemanha.

O segundo SSP será o Novo Golf de nona geração (sucessor do atual e do ID.3), que sairá das linhas de Wolfsburg no mesmo ano, seguido dos próximos Tiguan e Touareg. Todos elétricos, eles se beneficiarão de uma plataforma cujo custo de desenvolvimento será 30% menor que a MEB.

ssp1
ssp1

Outro destaque da SSP é o sistema elétrico de 800 volts, que permitirá recarga rápida de até 80% em apenas 12 minutos, tendo ainda uma base de software que permitirá condução autônoma de Nível 4, porém, a VW espera mesmo que comece no Nível 2+ por questões legais.

Essa é a plataforma com a qual a VW quer ganhar dinheiro com serviços remotos, como compras ou acessibilidade, além de funcionalidades permanentes ou temporárias, ainda que a montadora não tenha definido isso, mas é o provável.

Os serviços pagos à parte são uma das ambições de vários fabricantes e a Tesla usa isso muito bem com seus carros elétricos. Segundo a Volkswagen, a Porsche usará uma variante chamada SSP Sport, específica para suas atribuições.

Por ora, a Volkswagen não dá muitos detalhes de como a SSP atuará em carros tão diferentes como um Golf hatchback ou um sedã de estilo cupê Panamera, por exemplo. Seja como for, essa será a arma definitiva de Wolfsburg contra Tesla e BYD.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.




unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X