O Dacia Bigster surgiu oficialmente na Europa como um Duster anabolizado, pronto para levar uma família de sete pessoas com mais espaço que o Dacia Jogger, só que não… O novo SUV da marca romena não veio para isso, mas para ser um médio de baixo custo.
Isso abre uma fronteira nova na Europa, onde o segmento médio recebe um produto de baixo custo, que deveria, pela lógica, estar num segmento abaixo, onde o porte menor abraça o custo reduzido e oferece um preço mais atraente.
O Bigster aparece como uma reprodução quase fiel do Duster, com porte de 4,570 m de comprimento, 1,810 m de largura, 1,710 m de altura e 2,700 m de entre eixos, o novo Dacia tem um porta-malas enorme de 667 litros, mais que suficiente para famílias que querem levar quase tudo no carro.
Com produção em Mioveni, Romênia, o Dacia Bigster inova em suportes diversos para smartphones e tablets no banco traseiro, cuja parte central do assento (encosto) possui estes slots e também porta-copos.
Tendo um visual parrudo, inspirado naturalmente no Duster, o Bigster conta com um interior simples, com formas retilíneas, tendo cluster digital de 7 ou 10 polegadas e multimídia com tela de 10,1 polegadas, que tem ao lado um suporte para celular.
Já o console no túnel lembra o do Kardian, com alavanca de marchas diminuta, porém, tendo porta-copos com cobertura e slot para carregamento indutivo de smartphone. É interessante notar que o Bigster emprega alguns elementos que normalmente estariam ausentes de um Dacia.
O teto solar panorâmico é um deles, assim como o porta-copos no assento traseiro e a cobertura do porta-copos dianteiro. Já na mecânica, o foco do Dacia Bigster é a eletrificação com uma versão híbrida que usa motor 1.8 e dois pequenos motores elétricos, mas sempre com tração dianteira.
O Bigster E-Tech entrega 155 cavalos, mas existem opções 1.2 TCe de 140 cavalos com câmbio manual ou 1.2 TCe a gás de 130 cavalos, também manual., ambas com opção AWD. No híbrido, o câmbio é de dupla embreagem EDC de sete marchas, como do Kardian.
Vem? Não exatamente ele, mas seu irmão de estilo cupê que será vendido aqui como híbrido, talvez usando o motor 1.6 H4M e pelo menos 145 cavalos.
Dacia Bigster 2025 – Galeria de fotos
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!