Dacia Bigster MHEV G-140 pode rodar de 1.450 km sem reabastecer; SUV médio romeno tem dois tanques de combustível

bigster glp mhev
bigster glp mhev

O Dacia Bigster Mild Hybrid G-140 está disponível na Europa a partir de € 24 990 com motorização eletrificada leve e somente na versão Essential, comercializada a partir de 3 de junho de 2025.

O Bigster estreia um motor de três cilindros 1.2 TCe de 140 cavalos abastecido tanto por gasolina quanto por GLP, trazendo ainda um sistema MHEV de 48V.

Este sistema é um auxílio ao motor durante as fases de partida e aceleração, otimizando também a condução com mais torque e a eficiência energética.

A motorização desse Bigster Mild Hybrid-G 140 permite funcionar indiferentemente ao derivado de petróleo e ao gás de petróleo liquefeito (GPL) com um reservatório vazio.

Isso permite uma redução de 10% na emissão de CO₂ e garante uma autonomia de 1.450 km aos dois tanques, contendo um total de 100 litros de combustível (50 litros de gasolina e 50 litros de GPL), embora o GLP seja pressurizado.

Instalado sob o bagageiro, o reservatório de GLP preserva o volume de carga do porta-malas, sendo que a passagem de um combustível para outro é feita de maneira rápida e imperceptível, graças a um comutador e integrado módulo.

No nível de conforto e equipamento, o Bigster Mild Hybrid G-140 é proposto no mesmo nível que o Bigster Mild Hybrid 140, mas com maior foco em redução das emissões.

É uma proposta realmente diferenciada, já que a eletrificação basicamente passou ao lado dos motores bicombustíveis, sendo gasolina e GLP os mais tradicionais na Europa .

O SUV da marca romena se aproveita de uma arquitetura da Renault que usa o propulsor 1.2 litro compartilhado com a Peugeot, agora Stellantis, sendo mais um dos projetos que uniram os franceses no mundo automotivo.

Com 4,57 m de comprimento, o Bigster é um derivado do Duster com mais espaço interno e um porta-malas muito maior, garantindo mais conforto no dia a dia e em viagens, com um custo bem mais baixo que os SUVs tradicionais.



Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X