
O Dacia Bigster Mild Hybrid G-140 está disponível na Europa a partir de € 24 990 com motorização eletrificada leve e somente na versão Essential, comercializada a partir de 3 de junho de 2025.
O Bigster estreia um motor de três cilindros 1.2 TCe de 140 cavalos abastecido tanto por gasolina quanto por GLP, trazendo ainda um sistema MHEV de 48V.
Este sistema é um auxílio ao motor durante as fases de partida e aceleração, otimizando também a condução com mais torque e a eficiência energética.
A motorização desse Bigster Mild Hybrid-G 140 permite funcionar indiferentemente ao derivado de petróleo e ao gás de petróleo liquefeito (GPL) com um reservatório vazio.
Isso permite uma redução de 10% na emissão de CO₂ e garante uma autonomia de 1.450 km aos dois tanques, contendo um total de 100 litros de combustível (50 litros de gasolina e 50 litros de GPL), embora o GLP seja pressurizado.
Instalado sob o bagageiro, o reservatório de GLP preserva o volume de carga do porta-malas, sendo que a passagem de um combustível para outro é feita de maneira rápida e imperceptível, graças a um comutador e integrado módulo.
No nível de conforto e equipamento, o Bigster Mild Hybrid G-140 é proposto no mesmo nível que o Bigster Mild Hybrid 140, mas com maior foco em redução das emissões.
É uma proposta realmente diferenciada, já que a eletrificação basicamente passou ao lado dos motores bicombustíveis, sendo gasolina e GLP os mais tradicionais na Europa.
O SUV da marca romena se aproveita de uma arquitetura da Renault que usa o propulsor 1.2 litro compartilhado com a Peugeot, agora Stellantis, sendo mais um dos projetos que uniram os franceses no mundo automotivo.
Com 4,57 m de comprimento, o Bigster é um derivado do Duster com mais espaço interno e um porta-malas muito maior, garantindo mais conforto no dia a dia e em viagens, com um custo bem mais baixo que os SUVs tradicionais.
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