O Dacia Bigster é a atual sensação da marca romena e todas as atenções do fabricante de Mioveni estão sobre o SUV de porte médio e baixo custo que está avançando Europa adentro.
Todavia, as possibilidades para o Bigster também seguem no mesmo ritmo e já se fala em uma versão de desempenho do SUV da Dacia, sendo essa com pelo menos 200 cavalos de potência.
Segundo Denis Le Vot, CEO da Dacia, o Bigster é “possível” com um motor de 200 cavalos, sendo esse o conjunto híbrido já existente no Renault Austral.
Em entrevista para a revista alemã Auto Motor und Sport, Le Vot explica que o Bigster tem grande potencial, principalmente entre os compradores que não podem mais comprar um carro novo da marca à qual eram fiéis até então.
Nesse caso, um SUV médio muito mais em conta surge no horizonte com o logotipo da Dacia, bom espaço interno e porta-malas generoso num formato de 4,57 m de comprimento.
No caso do Bigster, assim como de outros modelos maiores da Dacia, tais clientes, oriundos de marcas mais caras, querem as versões mais completas da romena.
É aí que um Bigster de 200 cavalos surge como uma opção interessante para compradores com esse perfil. Atualmente, o SUV é cerca de 10.000 euros mais barato que alguns concorrentes de mesmo porte.
Hoje, a Dacia tem 70% de seu mix de vendas em carros com versões mais completas e apenas 30% nas opções de acesso, praticamente apenas com itens básicos.
Se a Dacia já está preparada para ganhar dinheiro vendendo o básico, então, emplacando seus carros com maior valor agregado, ela se torna ainda mais rentável.
Outro número que mostra como a Dacia se tornou uma devoradora de vendas é que, em 2024, dos 700 mil carros vendidos na Europa, 500 mil foram para clientes que vieram de outras marcas.
Le Vot é taxativo: “Nunca diga nunca. Ainda há espaço. Temos tudo o que precisamos dentro do Grupo, incluindo um sistema híbrido de 200 cavalos – o mesmo instalado em modelos como o Renault Austral e o Espace – que poderia ser facilmente adaptado ao Bigster”.
Dacia Bigster – Galeria de fotos

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!