
A ideia da Dacia pode ter parecido um tanto estranha para o mercado europeu, mas seguindo a lógica encontrada com o Sandero, assim como com o Duster, a marca romena viu uma oportunidade com o Bigster.
E assim, com um SUV médio com proposta de preço inferior, focando numa pegada de baixo custo aparente, a Dacia rompeu uma fronteira e agora pode abrir caminho para rivais como Fiat e Citroën.
O Bigster vendeu mais de 67 mil unidades no ano passado e boa parte disso no segundo semestre, devido ao lançamento em meados de 2025.
Veja também

Não são números tão expressivos quanto o Duster com mais de 193 mil e o Sandero, emplacando quase 290 mil unidades e ainda liderando o mercado automotivo europeu como um todo.
No entanto, a ideia do Bigster é nova e só agora os consumidores estão comprando a ideia de um SUV médio “popular”, ainda que obviamente não exista mágica para ele custar o mesmo que o Duster.

Todavia, a proposta de racionalidade com um carro maior e mais confortável parece estar dando muito certo para a Dacia, tanto que o projeto do C-Neo envolvia um hatch médio barato, mas agora parece inclinar na direção de um crossover.
Isso mostra que o perfil de cliente da Dacia é mais familiar e não apenas pessoas solteiras ou casais sem filhos que querem economizar em carros para focar em outras coisas na vida.
Com 4,57 m de comprimento, o Bigster se tornou um SUV médio alternativo que não se furta em oferecer algumas tecnologias que são necessárias, embora muitas delas sejam obrigatórias.

A Dacia mesmo já disse que não oferecerá sistemas que seus clientes não usam ou utilizam muito pouco, mas mesmo assim, arquiteturas envolvendo a hibridização são fundamentais no Bigster para a marca não ser penalizada.
É a velha receita de andar com a regra debaixo do braço, mas com uma estratégia mais envolvente, a Dacia consegue ter êxito onde tradicionais mais antigas, como a Fiat, por exemplo, não obteve. A família Tipo, por exemplo, já está saindo de cena…
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias









