Dacia Bigster se destaca no mercado europeu ao apresentar-se como SUV médio de baixo custo

A ideia da Dacia pode ter parecido um tanto estranha para o mercado europeu, mas seguindo a lógica encontrada com o Sandero, assim como com o Duster, a marca romena viu uma oportunidade com o Bigster.

E assim, com um SUV médio com proposta de preço inferior, focando numa pegada de baixo custo aparente, a Dacia rompeu uma fronteira e agora pode abrir caminho para rivais como Fiat e Citroën.

O Bigster vendeu mais de 67 mil unidades no ano passado e boa parte disso no segundo semestre, devido ao lançamento em meados de 2025.

Veja também

bigster glp mhev
bigster glp mhev

Não são números tão expressivos quanto o Duster com mais de 193 mil e o Sandero , emplacando quase 290 mil unidades e ainda liderando o mercado automotivo europeu como um todo.

No entanto, a ideia do Bigster é nova e só agora os consumidores estão comprando a ideia de um SUV médio “popular”, ainda que obviamente não exista mágica para ele custar o mesmo que o Duster.

Todavia, a proposta de racionalidade com um carro maior e mais confortável parece estar dando muito certo para a Dacia, tanto que o projeto do C-Neo envolvia um hatch médio barato, mas agora parece inclinar na direção de um crossover.

Isso mostra que o perfil de cliente da Dacia é mais familiar e não apenas pessoas solteiras ou casais sem filhos que querem economizar em carros para focar em outras coisas na vida.

Com 4,57 m de comprimento, o Bigster se tornou um SUV médio alternativo que não se furta em oferecer algumas tecnologias que são necessárias, embora muitas delas sejam obrigatórias.

A Dacia mesmo já disse que não oferecerá sistemas que seus clientes não usam ou utilizam muito pouco, mas mesmo assim, arquiteturas envolvendo a hibridização são fundamentais no Bigster para a marca não ser penalizada.

É a velha receita de andar com a regra debaixo do braço, mas com uma estratégia mais envolvente, a Dacia consegue ter êxito onde tradicionais mais antigas, como a Fiat, por exemplo, não obteve. A família Tipo, por exemplo, já está saindo de cena…

 

 

 

📣 Compartilhe esta notíciaX FacebookWhatsAppLinkedInPinterest
📨 Receba um email com as principais Notícias Automotivas do diaReceber emails
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Canal do WhatsAppCanal do Telegram
Siga nosso site no Google Notícias
unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 29 anos na área automotiva, há 18 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.