
A Dacia é a marca popular mais emplacada na Europa e agora prepara-se para um novo desafio, ter dois produtos elétricos no portfólio, sendo um deles o sucessor do atual Dacia Spring, o nosso Renault Kwid E-Tech Electric. O outro será o Sandero…
O Sandero é atualmente o carro mais vendido da Dacia, tomando o lugar que um dia foi do Logan, destacando-se pelos volumes que chegam a superar modelos emblemáticos como VW Golf e Renault Clio, por exemplo.
Segundo Denis Le Vot, CEO da Dacia, tanto o Sandero quanto o Spring terão sucessores elétricos entre 2027 e 2028, com o primeiro sendo a aposta maior, dada sua reputação no mercado europeu.
Será uma prova de fogo para a Dacia que, se passar, poderá então existir numa Europa altamente eletrificada na próxima década.

Trata-se de um momento crucial para a Dacia, que tem como maior inimigo os custos de produção. Le Vot disse à Autocar: “Viremos depois da batalha [sobre os custos]. Quanto mais tarde você chegar, melhor será sua escolha.”
A Dacia não tem pressa em chegar aos carros elétricos de próxima geração, uma vez que espera que a tecnologia seja paga antes mesmo de chegar a seus carros e isso tem a ver diretamente com a Renault.
Não se sabe ainda se o próximo Sandero usará a arquitetura do Renault R5 ou uma base mais simples de origem chinesa, provavelmente.
Falando em chineses, Le Vot revelou que o próximo Dacia Spring continuará a ser chinês, usando uma arquitetura do país asiático, mas o modelo será fabricado na Romênia ou outra região próxima, como no Marrocos, por exemplo.
Ele será maior que o derivado do Kwid, mas não custará além de € 18.000, um valor competitivo para tentar barrar os chineses.
Ainda não se sabe se o sucessor do Kwid elétrico será vendido no Brasil, mas pode ser que aconteça.

Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!