Deixar o tanque do carro na reserva queima a bomba de combustível? Outros problemas podem aparecer

carro tanque reserva
carro tanque reserva

Dirigir com o tanque na reserva é uma prática comum entre motoristas brasileiros, mas será que isso pode causar danos reais ao carro?

Muitos acreditam que manter o carro rodando com baixa quantidade de combustível pode terminar queimando a bomba ou até mesmo estragar o motor.

Com a evolução do veículo automotor, principalmente a partir do surgimento dos modelos flex, os sistemas de injeção eletrônica e bombas de combustível também vieram a sofrer significativas evoluções.

Veja também

Atualmente, a enorme maioria dos equipamentos elétricos está projetada para, estando mergulhada, permanecer no combustível, que também tem a função de agente resfriador.

Ou seja, havendo fluxo de combustível, seja gasolina ou etanol, o equipamento estará funcionando na temperatura ideal.

bocal tanque combustivel gasolina
bocal tanque combustivel gasolina

O maior dos riscos, no entanto, não é exatamente queimar a bomba por si só, mas sim quando o combustível se esgota por completo.

Nessa situação, a bomba pode sugar ar, o que impede seu resfriamento e aí sim pode causar superaquecimento e dano posterior.

Outro ponto que muitos ignoram é a sujeira acumulada no fundo do tanque. Com o tempo, pequenas impurezas vindas do transporte, armazenamento ou até do próprio envelhecimento do carro acabam se depositando no fundo.

Quando se dirige na reserva, essa sujeira pode ser puxada pela bomba, sobrecarregando o pré-filtro e forçando o sistema a trabalhar com mais dificuldade.

Essa sobrecarga no pré-filtro, se não vier acompanhada de manutenção preventiva, pode afetar todo o sistema de alimentação do veículo.

tanque de combustivel quadrado
tanque de combustivel quadrado

É por isso que é indicado realizar a checagem do pré-filtro a cada 40 mil km, substituindo-o se necessário. Normalmente, o valor desse componente é baixo, tornando sua troca uma ação econômica e eficiente.

Em resumo, andar periodicamente na reserva não vai estragar o motor, mas manter esse hábito com frequência pode causar sérias consequências.

Além do risco de pane seca, há também o desgaste prematuro das peças e o acúmulo de sujeira no sistema.

Assim, evite deixar o tanque chegar ao limite e abasteça regularmente. Prevenção é sempre melhor do que o conserto!

📣 Compartilhe esta notícia:🕊️ X 📘 Facebook📱 WhatsApp💼 LinkedIn📌 Pinterest
📲 Receba as notícias do Notícias Automotivas em tempo real!Entre agora em nossos canais e não perca nenhuma novidade:

✅ Canal do WhatsApp📡 Canal do Telegram
📰 Siga nosso site no Google Notícias
noticias
Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 20 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.


formulario noticias por email

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.