Com uma ofensiva agressiva no segmento de veículos elétricos, a Cadillac já se considera a principal marca de luxo nesse mercado em 2025.
Mesmo com o fim iminente do incentivo fiscal federal para EVs nos Estados Unidos, a divisão premium da General Motors acredita estar estrategicamente posicionada para manter o ritmo de crescimento e enfrentar os desafios que virão.
O vice-presidente global da Cadillac, John Roth, afirmou recentemente que a montadora já atingiu o status de líder em veículos elétricos de luxo, deixando claro que a análise exclui a Tesla por conta da diferença no posicionamento de mercado.
Essa afirmação veio após a Cadillac registrar seu melhor desempenho em vendas no primeiro semestre desde 2008, com crescimento em todos os 50 estados americanos e forte aceitação de seus novos modelos elétricos.
A gama atual de elétricos da Cadillac é robusta e diversificada, composta por sete modelos já lançados em 2025.
Entre eles estão o Optiq, de entrada, o Lyriq de porte médio, o Vistiq com três fileiras de assentos, além dos gigantes Escalade IQ e IQL.
Também foram adicionadas as versões esportivas Optiq V e Lyriq V, sem contar o Celestiq, modelo ultraluxuoso e totalmente personalizado.
A aposta da Cadillac é clara: oferecer a mais ampla linha de EVs de luxo para atrair diferentes perfis de consumidores e crescer em participação de mercado.
Apesar do término do crédito fiscal federal de US$ 7.500 previsto para o final de setembro, a Cadillac está se preparando para essa mudança, acompanhando de perto as movimentações do governo Trump em relação às políticas para o setor automotivo.
Roth destacou que a empresa não depende de “esperança” e está pronta para ajustes estratégicos conforme necessário.
Segundo ele, as alterações políticas terão impacto mínimo sobre a marca, já que todos os veículos, exceto o Optiq (produzido no México), são fabricados nos Estados Unidos.
Os resultados mostram que a estratégia tem dado certo: no segundo trimestre, a Cadillac aumentou suas vendas em 15%, com mais de 44 mil veículos comercializados.
Quase 25% dos mais de 86 mil carros vendidos no ano até agora são elétricos, refletindo o apetite dos consumidores por essas opções mais sustentáveis e modernas.
Outro dado interessante vem do perfil dos novos compradores. Cerca de 80% dos consumidores de EVs da Cadillac nunca haviam tido um modelo da marca antes.
E boa parte desses novos clientes está vindo da Tesla, com 25% dos compradores do Lyriq sendo ex-proprietários da marca de Elon Musk – um avanço considerável em relação aos 10% a 15% registrados no ano passado.
Enquanto isso, outras divisões da GM também surfam a onda elétrica. A Chevrolet, por exemplo, assumiu a vice-liderança no mercado de EVs nos Estados Unidos, superando a Ford no segundo trimestre.
A marca teve um salto de 134% nas vendas, puxado pelo sucesso do Equinox EV, que já aparece entre os modelos mais vendidos do ano.
Somando os números até junho, foram 27.749 unidades do Equinox, 12.736 do Blazer e 5.439 do Silverado elétrico, totalizando 46.280 EVs vendidos apenas no segundo trimestre.
Com 13 modelos elétricos já nas ruas e mais chegando, incluindo a nova geração do Bolt, a GM acredita estar bem posicionada para continuar reduzindo a distância em relação à Tesla e manter sua ascensão no disputado mercado de veículos elétricos.
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